Escola Cidadã leva palestra e confecção de documentos para alunos da Monsenhor Castilho Barbosa

A aluna Railane de Sousa, do 9° ano, confeccionou Carteira de Identidade e CPF durante Escola Cidadã

A aluna Railane de Sousa, do 9° ano, tirou a Carteira de Identidade e o CPF durante a Escola Cidadã

Os CPFs foram emitidos na própria instituição

Os alunos assistiram a um curta-metragem e à palestra sobre prevenção e efeitos das drogas

Na última segunda-feira (22), o Programa Escola Cidadã, coordenado pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto, atendeu os alunos da Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa na Barra. Durante toda a manhã, estudantes do Ensino Fundamental puderam confeccionar documentos pessoais e refletir sobre os problemas da dependência química.

De acordo com a Chefe do Setor de Apoio ao CAC, Solimar Ribeiro, “a Escola Cidadã beneficia alunos do 9° ano com a Carteira de Identidade, emitida em todas as vias, devido à necessidade de regulamentação para ingressarem no Ensino Médio”. São oferecidas 20 Carteiras por instituição. “Já o CPF é disponibilizado para alunos de todas as séries, com taxa no valor de R$ 5,70”, informou. Para a emissão dos CPFs, a Câmara conta com a parceria dos Correios e a confecção é ilimitada.

Para a aluna do 9° ano, Railane Aparecida Bernardo de Sousa, de 14 anos, a Escola Cidadã estimulou os estudantes a emitirem seus documentos. “Perdi a minha Identidade e com a Escola Cidadã tive a oportunidade de fazer a segunda via”, relatou a estudante que aproveitou também para fazer o CPF. A Diretora da Escola, Maria de Lourdes Pereira de Sá, acredita na contribuição do Programa para a formação da cidadania jovem. “A receptividade dos alunos foi muito positiva, uma vez que muitos deles não possuíam a Identidade e o CPF. Essa oportunidade trazida pela Escola Cidadã é muito boa e é importante que essa parceria, entre a Câmara e as escolas, continue acontecendo”, avaliou.

Além da confecção de documentos, foi proferida palestra para mais de 80 jovens do 6º ao 9º ano, pelo Gerente Administrativo do Centro de Assistência Psicossocial – Caps I, Dirceu da Felicidade Rodrigues, que falou sobre prevenção às drogas. O Câmara Cine, outro programa do CAC, exibiu um curta-metragem sobre o tema.

Na Escola Monsenhor Castilho Barbosa, quinta instituição de ensino atendida, neste ano, pela Escola Cidadã, foram emitidas 17 Carteiras de Identidade e 10 CPFs. Os documentos confeccionados serão entregues na própria escola, na segunda-feira (29), às 9h. Na entrega, os alunos deverão apresentar o canhoto com seu número de protocolo.

Anterior Câmara Cine realiza sessões para mais de 100 pessoas durante Semana da Família