Festival de Turismo de Ouro Preto é tema de Reunião Ordinária na Câmara

Câmara Municipal de Ouro Preto - Festival de Turismo de Ouro Preto é tema de Reunião Ordinária na Câmara

A Câmara de Vereadores de Ouro Preto realizou, nessa quinta-feira (27), a 37ª Reunião Ordinária de 2019. Cássia Neves e Márcio Abdo usaram a Tribuna Livre para apresentar o Festival de Turismo. O evento, que será realizado entre os dias 7 e 10 de agosto, tem o objetivo de estimular o planejamento de ações para a integração de empresários do trade turístico e de outros segmentos, além de promover ações efetivas para potencializar o turismo nas regiões mineradoras.

Cássia Neves explicou que a ideia é fomentar a economia de Ouro Preto e região. “A gente entende hoje a mineração como eixo econômico principal dessa região, respondendo por cerca de 80% da economia. A nossa intenção é trazer o turismo como outra segmentação econômica de forma que possa promover a diversificação para que a gente tenha outra base e, por outro lado, criar uma outra estruturação organizada no sentido do desenvolvimento”, explicou. Ainda de acordo com Cássia, o evento será uma grande vitrine, aberta não só aos participantes, mas também aos moradores da cidade. O evento também irá apresentar estruturas de atrativos turísticos dos 16 municípios do Circuito do Ouro e vai dialogar com a área educacional.

O presidente da Câmara, vereador Juliano Ferreira (MDB), destacou a importância do evento. “Embora Ouro Preto pareça ser uma cidade que alto se venda, que o visitante vem para cá somente fazendo pesquisa na internet ou por meio de agências, ainda sim é preciso que nós tenhamos esse olhar mais carinhoso e efetivo com o turismo, para que possamos torná-lo maior em termos de arrecadação. A gente vê a cidade cheia o tempo todo, mas é preciso atrair mais pessoas. Precisamos fomentar o turismo de todas as formas e mostrar que Ouro Preto não é só o Centro histórico. Também temos os distritos, o Parque Morro da Queimada e das Andorinhas, por exemplo. Portanto, o Festival é muito importante para que possamos fomentar ainda mais a nossa economia e dar um pontapé inicial com algo mais efetivo para que essas ações sejam realizadas e se tornem mais efetivas no futuro”, pontuou.

Campanha de Prevenção ao Suicídio também é debatida em reunião

Ainda durante a reunião, o vereador Marquinho do Esporte (SD) protocolou um requerimento solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde informe se possui algum programa ou campanha de prevenção ao suicídio no município. “Nos últimos meses vem ocorrendo vários casos de suicídio no nosso município e isso é preocupante. Queremos saber se há algum programa desenvolvido pela Secretaria de Saúde ou Assistência Social referente à prevenção do suicídio e se estão assistindo as famílias em que ocorreram casos como esse. E ainda, se estão dando suporte aos programas desse tipo que já existem no município e que não são da Prefeitura”, disse.

Na cidade, o atendimento do Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto (Naviop), um dos braços do Centro de Valorização da Vida (CVV), entidade não governamental que tem o objetivo de prevenir o suicídio, é realizado de quarta a domingo, das 8h às 11h, no prédio do Trem da Vale, que fica na Estação. Mais informações e detalhes sobre o voluntariado podem ser obtidas pelo site www.cvv.org.br. Já o telefone para atendimento é o 188.

Anterior Representantes da Ufop falam sobre situação econômica da Instituição na Tribuna Livre