Guarda Municipal explica sobre aumento das multas de trânsito em Ouro Preto

Comandante da Guarda Municipal na Tribuna LivreA insatisfação da população ouro-pretana acerca da aplicação de multas de trânsito no município motivou os vereadores a solicitarem a presença da Guarda Municipal na Tribuna Livre da Câmara Municipal de Ouro Preto. Nessa terça-feira (30), o comandante da corporação e diretor da Ourotran, Carlos Mendes, participou da Reunião Ordinária para prestar esclarecimentos sobre o assunto.

Para o vereador Léo Feijoada (PSDB), há um emprego excessivo das multas de trânsito, o que tem prejudicado as famílias ouro-pretanas. “Grande parte dos guardas municipais está multando a população de Ouro Preto exageradamente, fazendo disso uma indústria de multas. As placas informativas da cobrança do estacionamento rotativo também são insuficientes. A função da Guarda Municipal é educadora e não punitiva”, afirmou.

De acordo com Carlos Mendes, as pessoas estão recebendo as multas agora juntamente com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o que gera a “impressão” de que houve um aumento no número de cobranças. “Além disso, nós expandimos a fiscalização do trânsito para táxis e transporte coletivo, por exemplo”, explicou. O comandante garantiu, ainda, que será feita uma grande campanha de educação no trânsito, envolvendo pedestres, motoristas e, em especial, crianças.

Os edis ressaltaram que vão acompanhar o trabalho da Guarda Municipal e fiscalizar eventuais irregularidades. Um estatuto de normas para a corporação está sendo produzido e será analisado e votado em breve na Câmara de Ouro Preto.

Anterior Vereadores debatem reinserção de ex-detentos no mercado de trabalho