Câmara Municipal de Ouro Preto - Inclusão e acessibilidade: Câmara Municipal de Ouro Preto passar a contar com intérprete libras

A partir desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de Ouro Preto passará a contar com a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todas as suas transmissões, solenidades e eventos oficiais.

Os intérpretes possibilitarão às pessoas com deficiência auditiva acompanharem as discussões e votações dos projetos e demais iniciativas dos parlamentares. Ou seja, a medida é uma forma de promover transparência nos trabalhos do legislativo, além de mais inclusão para os surdos do município.

Os dois intérpretes, Marisa Veiga e Daniel Vasconcelos, foram nomeados através do Concurso Público Nº 01/2019, sendo convocados no início deste mês. Os novos funcionários foram apresentados na sessão ordinária desta terça-feira (22). Na ocasião, Marisa, que é formada em Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras/Português pelo Instituto Federal de Santa Catarina, ressaltou que o início do serviço significa um grande avanço para o poder legislativo. “A população pode contribuir, dando sugestões para que possamos melhorar cada vez mais neste sentido da inclusão, pois assim promoveremos realmente uma acessibilidade efetiva”, disse.

O presidente da Câmara, Luiz Gonzaga do Morro (PL), ressaltou que a contratação dos intérpretes é uma demanda antiga da Casa Legislativa e atende à Legislação Federal. “Esse pedido já vem de outras gestões, muitos vereadores que passaram por aqui levantaram essa pauta e trabalharam para que isso se tornasse realidade. Como presidente, me sinto honrado em efetivar finalmente esse serviço e dar mais um grande passo rumo à inclusão. Continuaremos trabalhando neste sentido da acessibilidade, e claro promovendo cada vez mais transparência nos trabalhos da Casa Legislativa”, destacou.

Anterior Câmara realiza Audiência Pública para discutir Lei de Diretrizes Orçamentária de 2022