O professor Hermínio ainda destacou alguns números da Universidade. Segundo ele, a Ufop tem 7.859 estudantes de graduação, 1.500 alunos de pós-graduação, 997 professores e 748 servidores técnico-administrativos. Além disso, 400 funcionários terceirizados trabalham diretamente para a Universidade e 350 de forma indireta.
O vereador Geraldo Mendes (PCdoB), autor do requerimento, avaliou a participação dos professores. “Eles demonstraram, em números, as complicações que a Ufop terá caso o governo federal mantenha o bloqueio de 30% na universidade. Nós estamos atentos, não concordamos com esse corte no orçamento das Instituições Federais de Ensino porque a educação sempre deve ser valorizada e qualquer tipo de corte na educação é um prejuízo para toda sociedade. Nesse sentindo, a vinda dos dois hoje na Câmara foi muito importante”, pontuou.
Indicação solicita reforma da Biquinha do Padre Faria
Ainda durante a reunião ordinária, a vereadora Regina Braga (PSDB) protocolou uma indicação solicitando obras de reformas na Biquinha do Padre Faria. “Essa biquinha, ela é muito estimada pelo pessoal do Padre Faria e região, pela utilidade que a mesma tem numa região que, frequentemente, costuma faltar água. Principalmente nos períodos de seca. Então, a população usa a biquinha para ir buscar água e hoje ela está abandonada. Não tem iluminação. Por isso, eu fui procurada por alguns moradores que me pediram para interceder, junto à Prefeitura, para que eles façam os reparos necessários para a revitalização da biquinha. É um bem público de muita utilidade. Por isso, peço que o prefeito olhe com carinho e que tome alguma providência”, disse.
Na ocasião, foram aprovadas 5 indicações, 6 Moções de Aplausos, 2 representações e 6 requerimentos. Além disso, um projeto de emenda a Lei Orgânica foi distribuído às comissões e um de Lei Complementar foi aprovado em segunda discussão.