Vereadores pedem criação de abrigos para pessoas em situação de rua

Durante a 29ª Reunião Ordinária de 2022, realizada nesta quinta-feira (19), foi aprovada a Indicação Nº 178/2022, de autoria conjunta de todos parlamentares, solicitando providências, em caráter emergencial, para a criação de abrigos ou centros de apoio às pessoas em situação de rua, bem como realização de campanhas para arrecadação de agasalhos e cobertores, tendo em vista a frente fria causada por um ciclone extratropical no Sul do país atingiu Minas Gerais nesta semana, fazendo despencar a temperatura no estado e em toda região Sudeste.

Para o vereador Vander Leitoa (Solidariedade), é necessário que o Poder Público, principalmente a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Defesa Social, crie medidas para auxiliar tanto a população em situação de rua, como a população carente de Ouro Preto, que não têm condições de se proteger adequadamente do frio. "As pessoas precisam desse apoio no momento, porque o frio está muito forte. Estamos aguardando o retorno do Executivo e esperamos que seja o mais rápido possível, que monte pelo menos um abrigo provisório para as pessoas nessa época de frio”, destacou.

Segundo a vereadora Lilian França (PDT), é indispensável a criação de abrigos, em especial um abrigo específico para mulheres e crianças. “Nesse momento é necessária a criação de uma casa abrigo, principalmente, para acolher as mulheres e crianças, porque elas ficam muito expostas”, apontou.

De acordo com o vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), presidente da Casa Legislativa, o documento é essencial para garantir o bem-estar da população em situação vulnerável. "Devido ao frio dos últimos dias, a gente realmente tem que fazer uma avaliação em consentimento com os moradores de rua, com essa gente que realmente necessita”, frisou.