Você está em:

“Vereador Estudante” realiza 1ª reunião ordinária e lança campanha “Se Liga 16” nesta sexta

E-mail Imprimir PDF

Vereador Estudante

A Câmara Municipal de Ouro Preto, através do Projeto Vereador Estudante, lançará nesta sexta-feira, dia 07, às 19 horas, no plenário, a campanha “Se liga 16”. Composto por 24 vereadores e 24 suplentes, o “Vereador Estudante” integra e é coordenado pelo Centro de Atendimento ao Cidadão, projeto da Câmara de Ouro Preto de valorização da cidadania.

Criado em 2005, o projeto Vereador Estudante tem por objetivo promover a interação entre a Câmara e os alunos das escolas de ensino fundamental da cidade, e estimular a participação dos adolescentes na vida política ouropretana.

Na tarde de ontem, dia 05, os integrantes do projeto realizaram sua primeira reunião ordinária no prédio da Câmara Neste ano, que é eleitoral, será dado ênfase à importância do voto consciente, promovendo e organizando com os Vereadores mirins, palestras e amplo debate sobre temas tais como: democracia, voto aos 16 anos, e a importância do voto. Daí o título da campanha “Se liga 16”.

A ideia principal que norteará o projeto, em 2008, será expandir as atividades para as escolas, além do espaço institucional da Câmara. “Nós queremos que os vereadores sejam os nossos porta-vozes nas escolas. Eles terão como tarefa mostrar para os colegas como é o funcionamento do projeto internamente. Os meninos ficaram muito entusiasmados com a campanha proposta”, afirmou Laura Fina. Durante a primeira reunião, foi decidido que haverá um circuito de debates no maior número possível de escolas da sede e dos distritos de Ouro Preto, para que seja promovida uma ampla reflexão sobre o voto facultativo aos 16 anos, bem como sobre a emissão do título para eleitores desta faixa etária.

A presidente da Câmara de Vereadores Estudantes - 2007-2008, Bárbara Maciel Cunha, aprovou a idéia da campanha que será lançada na próxima sexta-feira. “Eu acho que com o incentivo para o voto aos 16 anos, o jovem poderá fazer valer o seu direito de cidadão”, disse.

Para Fernanda Aparecida Vieira, aluna da Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo, ser uma vereadora estudante tem sido uma experiência muito interessante. “A gente pode modificar algumas coisas na nossa escola e melhorar a vida dos alunos e, até mesmo, da cidade”. Fernanda informou que pretende levar muitos projetos para sua escola, em Amarantina.

O vereador estudante, Sandoval de Oliveira Mendes, aluno da Escola Estadual Marília de Dirceu, afirmou que como vereador estudante, passou a ter uma visão ampla da política. Sandoval disse ainda que “o voto é o único momento em que não se tem discriminação de raça, cor e sexo. E, através dele, todo mundo tem o mesmo valor.”

A campanha possui parceria com a Assembleia Legislativa de Minas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal Superior Regional (TSE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a Secretaria Nacional de Juventude e a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude.

Após o lançamento da campanha “Se Liga 16”, no plenário da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, haverá shows e apresentações culturais na Praça Tiradentes.

 

Foto: Integrantes do "Vereador Estudante" reunidos no plenário da Câmara.