
Internet Popular estende período de atendimento à população ouro-pretana
“Nós estamos mudando o horário para que as pessoas que trabalham ou estudam na parte da tarde também possam usufruir dos serviços da Internet Popular. Assim, os cidadãos terão mais disponibilidade para acessarem e-mails e fazer suas pesquisas, por exemplo”, explicou o presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB).
O principal objetivo desse programa é a inclusão digital. O projeto, que é vinculado ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), conta com 12 microcomputadores disponibilizados de forma gratuita à população na sede do Legislativo ouro-pretano. Os instrutores da Casa são capacitados para auxiliar e orientar os usuários nas pesquisas em geral.
De acordo com o assessor de Informática da Câmara, Rafael Gomes, a Internet Popular utiliza uma estrutura de telecentro baseada em plataforma livre. “Nesse tipo de sistema, é possível utilizar um servidor – uma máquina mais avançada e mais potente, responsável por gerenciar os outros 12 terminais, que são reaproveitados pela Câmara, mas com velocidade bastante satisfatória para os usuários.”
Para a coordenadora do CAC, Rosangela Estanislau, a reformulação vai aperfeiçoar os serviços prestados à comunidade. “No ano de 2010, nós atendemos a 3658 pessoas. A tendência é que em 2011 esse número aumente e que tenhamos o dobro de cidadãos se beneficiando desse projeto que é gratuito e voltado para o povo ouro-pretano”, acrescentou.