Câmara Municipal de Ouro Preto - Em coletiva, Juliano Ferreira destaca medidas de prevenção ao Coronavírus adotadas pela CâmaraO presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Juliano Ferreira (MDB), participou da coletiva de imprensa realizada pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de anunciar medidas de prevenção contra o novo Coronavírus. De acordo com o prefeito Júlio Pimenta, as aulas da Rede Municipal estão suspensas, a partir desta quarta-feira (18), e por tempo indeterminado.

Durante a coletiva, o vereador Juliano reforçou as medidas tomadas pelo Legislativo, que teve as atividades suspensas nesta semana. “Temos um serviço importante dentro da Casa fornecido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que é a confecção de carteira de identidades e que foi paralisado. Além disso, o local também é um ponto turístico, já que recebemos, todos os dias, vários turistas vindos de diversas partes do mundo. Essa medida foi tomada visando a segurança não só do cidadão, mas também dos funcionários da Câmara”, disse.

Segundo a Prefeitura, será oficializado um Comitê Técnico Coronavírus – COVID 19 para atuar contra a doença. O Comitê é formado por representantes dos diversos setores da Secretaria de Saúde e conta também com representantes da Ufop, Santa Casa e Unimed. O grupo foi formado há duas semanas, quando surgiu o primeiro caso suspeito em Ouro Preto, e vem discutindo as medidas e fluxos a serem adotados pelo município.

Também participaram da coletiva, o Secretário de Saúde, o vice prefeito, o Prefeito, a Reitora da UFOP e o Diretor do IFMG.

Serviços suspensos em Ouro Preto:
Câmara de Ouro Preto
Desde a terça-feira (17), as atividades legislativas estão suspensas e seguirá dessa forma durante uma semana. Na próxima semana, a situação será novamente avaliada. Já os serviços considerados essenciais, como a segurança desarmada e os trabalhos internos, como recebimento de protocolos e correspondências, terão expediente normal, porém, sem atendimento ao público externo. Lembrando que, com essa medida, ficam também adiados os eventos que consistem em grandes aglomerações de pessoas, como a Audiência Pública que seria realizada nesta segunda-feira, as reuniões ordinárias desta semana e, ainda, a entrega da Medalha Mulher Destaque 2020, que estava agendada para a próxima quarta-feira (18).

Aulas na Ufop, IFMG, Rede Particular
A Ufop fará uma reunião hoje a tarde para decidir sobre o funcionamento da Universidade em razão do Coronavírus, mas, durante a coletiva de imprensa, a reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima já sinalizou que as atividades serão paralisadas.
O diretor do IFMG também anunciou a paralisação das atividades do Instituto pelos próximos 15 dias.
A Rede particular está orientada a tomar medidas preventivas como as demais instituições.

Aglomerações
A recomendação da Administração Municipal é para que eventos e estabelecimentos com grande público adotem medidas preventivas para redução de aglomeração, se possível evitando-as. A emissão de alvarás para novos eventos está temporariamente suspensa. O diretor do IFMG, Reginato Fernandes dos Santos, anunciou o adiamento da colação de grau e baile de formatura que seriam realizados neste sábado.

Semana Santa
A respeito da Semana Santa, o prefeito Júlio Pimenta disse que está aguardando um posicionamento da Arquidiocese de Mariana, que é a responsável pela organização das celebrações.

Visitação aos Museus
O Museu Casa dos Inconfidentes (único museu sob responsabilidade da administração municipal) estará com visitação suspensa a partir desta quarta-feira, assim como o Museu de Mineralogia da Escola de Minas e o Museu Casa dos Contos, que também já se encontram de portas fechadas. A diretora do Museu da Inconfidência também anunciou a suspensão das atividades a partir de amanhã. A recomendação é para que os demais museus da cidade também adotem medidas preventivas.

O QUE FAZER SE ESTIVER COM ALGUM SINTOMA?
Os sintomas do Coronavírus são muito semelhantes ao de uma gripe comum. Caso sinta febre, tosse, dor de cabeça, dor nos músculos e nas juntas ou coriza, permaneça em casa e trate os sintomas como se fosse de uma gripe comum. Caso os sintomas permaneçam e você comece a sentir dificuldades para respirar e apresente tosse seca, ligue para 31 3559-3131 que a equipe da Secretaria de Saúde irá te orientar sobre as medidas a serem tomadas.

IMPORTANTE: As pessoas que apresentarem algum dos sintomas acima não devem procurar a Upa ou o Hospital imediatamente para evitarem o risco de contaminação.
Recomendações Ministério da Saúde
De acordo com o Ministério da Saúde, os vírus respiratórios se espalham pelo contato. Por isso, é importante a prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão. Evite, também, abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. A Câmara reforça que, com o avanço da doença em todo o mundo, a prevenção é a melhor solução.

Siga as principais recomendações do Ministério da Saúde:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;
– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
– Evite aglomerações se estiver doente;
– Mantenha os ambientes bem ventilados;
– Não compartilhe objetos pessoais.

Mais informações é só acessar saude.gov.br/coronavirus

Com informações da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Anterior Câmara de Ouro Preto adota medidas de prevenção ao Coronavírus