
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 14 de Junho, em meio a campanha Junho Vermelho, e visa homenagear todos os doadores de sangue, bem como conscientizar a população sobre a importância de doar, uma vez que a transfusão de sangue é responsável por salvar a vida de muitas pessoas.
Dessa forma, como forma de incentivar e facilitar a doação de sangue em Ouro Preto, a vereadora Lilian França (PDT), encaminhou uma representação à presidente da Fundação Hemominas, solicitando informações sobre os procedimentos necessários para a instalação de unidade do Hemominas ou então de um PACE na cidade.
De acordo com a vereadora, a população de Ouro Preto está disposta a doar sangue, porém, devido à dificuldade de deslocamento até Belo Horizonte, sede do Hemominas mais próxima, muitas vezes acabam por não realizar a doação. “Hoje, com a pandemia, alguns tipos de sangue se encontram muito abaixo do nível de estoque. Se esse nível continuar baixo, corremos o risco de perder mais vidas por conta da falta de sangue. Eu, como doadora, sei da dificuldade em se conseguir transporte para ir até a capital para conseguir doar. Devemos ressaltar também que, por conta do Covid, muitas pessoas deixam de participar das campanhas por medo de encontrar aglomerações em vans e em ônibus. Havendo uma unidade do Hemominas em Ouro Preto, as pessoas se sensibilizarão ainda mais, aumentando o fluxo de doações”, destacou.
Quem pode doar sangue?
- Homem ou mulher entre 16 e 68 anos;
- Ter acima de 50 quilos;
- Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV;
- Estar bem alimentado e descansado;
- As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto;
- Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar;
- Após a doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente, enquanto os homens devem esperar 60 dias.