Lançamento do “Câmara Cine” será na sexta-feira

O cinema como instrumento de educação e de promoção da cidadania. Essa é a idéia central do “Câmara Cine”, o projeto que a Câmara Municipal de Ouro Preto lança no seu plenário nesta sexta-feira, 19 de maio, às 19 horas. Com uma programação composta exclusivamente de produções nacionais, até o final do ano o “Câmara Cine” realizará mais de 300 exibições nos distritos e na sede do município.

Escolas, salões paroquiais, sedes de associações comunitárias e praças públicas serão transformados em salas de cinema para uma grande parcela da população ouropretana que, na maioria das vezes, não tem acesso aos filmes nacionais na tela grande. “Queremos democratizar e descentralizar o acesso aos filmes, proporcionando às pessoas algo mais do que o simples entretenimento: a consciência crítica”, explica o coordenador do projeto, Marcos Alcântara.

Para aliar a diversão e o lazer à educação, a programação do Câmara Cine vai além da projeção dos filmes. Antes de cada sessão, um bate-papo levará à plateia informações sobre a produção a ser exibida: direção, elenco, fotografia e os pontos do roteiro mais importantes para transformar o seu enredo num convite à reflexão. “A nossa prioridade são os filmes nacionais de caráter sócio-educativo. Um cinema mais alternativo e não essencialmente comercial”, aponta Marcos Alcântara.

Formatos que não têm espaço nas salas de projeção convencionais, como os curta-metragens, fazem parte dessa proposta. “Esperamos que as pessoas tenham a oportunidade de criar uma consciência crítica não só a respeito do cinema, mas da recepção de imagens como um todo, incluindo a televisão, a publicidade e o jornalismo”, conta Cristian Bravo, estudante de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto e estagiário na produção do “Câmara Cine”.

A partir da semana que vem o “Câmara Cine” inicia o seu circuito de exibições. Para chegar aos distritos, o projeto contará com o apoio de outro serviço oferecido pela Câmara Municipal de Ouro Preto: o CAC (Centro de Atendimento ao Cidadão)-Móvel. Conforme Marcos Alcântara, desdobramentos do “Câmara Cine” estão previstos ainda para 2006. “Estamos planejando uma oficina para a formação de novos realizadores de vídeos”, adianta o coordenador do projeto.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 17/05/2006

Anterior Arquitetura e Engenharia Públicas serão discutidas em audiência na próxima segunda-feira