LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Legislativo incentiva doação de sangue por meio do projeto Ouro Preto Sangue Bom

Legislativo incentiva doação de sangue por meio do projeto Ouro Preto Sangue Bom

Câmara Municipal de Ouro Preto - Legislativo incentiva doação de sangue por meio do projeto Ouro Preto Sangue Bom Em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a Câmara de Ouro Preto ciente da importância da doação sanguínea, promove, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), o projeto Ouro Preto Sangue Bom. Trata-se de um cadastro de possíveis doadores de sangue no município.

 


A iniciativa é resultado do projeto de lei nº 63/2016, de autoria do vereador Chiquinho de Assis (PV), que objetiva criar cadastro do tipo sanguíneo dos ouro-pretanos para eventuais necessidades no município e região nos casos de hemoterapia. Com isso, foi criado um Cadastro Municipal de Doadores de Sangue, que é gerenciado pelo CAC. Após o cadastro, que engloba pessoas de 17 a 65 anos, os doadores que se encaixarem nos pré-requisitos exigidos pelo Hemominas podem ser convocados para a doação. A coleta pode ser realizada por meio de agendamento individual ou coletivo. De acordo com o número de doadores, uma unidade móvel do Hemominas pode vir até Ouro Preto fazer a coleta ou os interessados podem ser encaminhados até Belo Horizonte.

Para participar do projeto Ouro Preto Sangue Bom, o interessado deve procurar o CAC com comprovante de residência, documento oficial com foto e exame que comprove o tipo sanguíneo e que está livre de quaisquer patologias que impeçam a doação, tais como hepatites B e C, aids, doença de chagas, for usuário de drogas ilícitas, ter tido malária ou ser portador de doenças ligadas ao vírus HTLV I e II. As crianças e os adolescentes menores de 16 anos também podem se cadastrar com o acompanhamento dos pais ou responsáveis, que também assinam um termo de responsabilidade.

O CAC funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, no hall de entrada da Câmara Municipal. Mais informações: (31) 3552-8527.

 

Anterior Estabelecimentos ouro-pretanos deverão incluir símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.