Câmara Municipal de Ouro Preto - Legislativo debate sobre fornecimento de matéria-prima para a empresa Z3 Produtos Naturais Ltda

A 20ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto foi realizada nesta quinta-feira (25). Um projeto de resolução foi distribuído entre as comissões e foram aprovados sete requerimentos, um projeto de resolução, um projeto de lei, duas indicações e duas representações.

Na oportunidade, o vereador Vantuir (SD) apresentou o requerimento 159/2019 solicitando a presença de Adriano Greany dos Santos, representante legal da empresa Z3 Produtos Naturais Ltda. O objetivo é que ele informe quando os produtores rurais do município vão iniciar os trabalhos para fornecer a banana, matéria-prima que será utilizada na fabricação das barras de cereais.

O vereador Vantuir (SD) destacou a importância de cobrar esse apoio para os produtores rurais do município, já que os edis aprovaram o Projeto de Lei 15/2107, autorizando o Poder Executivo a doar um imóvel com encargos à empresa Z3. “A empresa está sendo muito beneficiada pelo município. Uma cláusula que está no projeto de Lei é que a matéria-prima sairia do nosso município, da nossa região rural e nós não estamos vendo nenhum trabalho nesse sentido. Por esse motivo, estou fazendo esse requerimento, chamando o diretor da empresa para falar como está sendo trabalhado isso. Qual incentivo que eles vão dar para os nossos produtores porque tem que trabalhar esse incentivo, já que muitos deles não têm condições de fazer esse plantio’, explicou.

O vereador Wander Albuquerque (PDT) também comentou sobre a implantação da empresa Z3 no município. “Estive no Centro Administrativo em Cachoeira do Campo conversando com os funcionários da Prefeitura, da área da Agropecuária, justamente fazendo esse questionamento, do que está sendo preparado e o que está sendo conversado com os produtores rurais de Ouro Preto. Eles estão aguardando um pouco mais o andamento da obra para realmente fazer esse trabalho com segurança e não correr o risco de incentivar os produtores na plantação e acontecer da obra atrasar. Se isso acontecer, em vez de você ajudar o produtor, você vai trazer um problema para ele. Quando tivermos a certeza do prazo dessa obra, aí sim, poderemos fazer o trabalho com esses produtores e dar o incentivo para que todo o consumo da barra de frutas da Z3 seja com produtores de Ouro Preto”, destacou.

Ainda durante a reunião, o vereador Mercinho (MDB) fez uma indicação solicitando melhorias no distrito de Santa Rita de Ouro Preto. “Todo o ano acontece a Festa da nossa padroeira, a Festa de Santa Rita. O intuito é cobrar melhorarias das ruas do distrito, pinturas, quebra-molas, além da pavimentação, já que as ruas estão com muitos buracos. A comunidade de Pasto Limpo cobra também o roçado das estradas, na entrada de Santa Rita que está muito suja. Fiz essa indicação para que os visitantes tenham uma outra visão da nossa querida Santa Rita”, ressaltou.

Fechamento de escola em subdistrito de Santa Rita é tema da Tribuna Livre
O agricultor Ricardo César da Silva fez uso da Tribuna Livre para falar sobre o fechamento da Escola Municipal Padre Martins, que fica em Santo Antônio de Bandeiras, distrito de Santa Rita. Após a participação do agricultor, os vereadores criaram uma comissão, que contará com a participação de Mercinho (MDB), Luciano (MDB), Thiago Mapa (PMN) e Zé do Binga (PPS), para estabelecer o diálogo entre a comunidade de Santo Antônio, os edis e a Secretaria de Educação.

Anterior Em reunião ordinária, vereadores destacam demandas ligadas ao esporte