Legislativo ouro-pretano discute permanência da TOP Cultura na cidade

Câmara Municipal de Ouro Preto - Legislativo ouro-pretano discute permanência da TOP Cultura na cidadeRepresentantes da Fundac, fundação mantenedora da TOP Cultura, fizeram uso da Tribuna Livre durante a 44ª Reunião Ordinária da Câmara, realizada nessa quinta-feira (8), para falar sobre o possível encerramento das atividades da emissora na região.

O gerente geral da Fundação, Paulo Baratta, explicou que a emissora atua há 24 anos e que opera com 10 funcionários, precisando de um orçamento de R$40 mil para arcar com todos os gastos. “É um momento ímpar e triste para gente em função da própria situação econômica do país que reflete nos segmentos empresariais e públicos. Estamos na situação de suspender as operações da TV, mas buscando ainda apoio para que isso não aconteça. Hoje, nessa reunião que tivemos na Câmara, saímos com a sensação que teremos apoio para reverter essa situação”, explicou.

Paulo ainda destacou que o principal desafio da TOP Cultura, nesse momento, é financeiro. “A Fundação tem recursos escassos, temos que destiná-los para os projetos filantrópicos. Nós tínhamos um suporte de apoio e patrocínio de entidades públicas e privadas da região, mas eles foram suspensos, o que acabou levando a gente a essa decisão. O desafio é tentar conseguir que esse recurso retorne para a TV, para que ela possa manter e ampliar suas atividades, além de gerar mais empregos”, concluiu.

Durante a reunião, a vereadora Regina Braga (PSDB) sugeriu que fosse criada uma comissão para buscar soluções para que a TOP Cultura permaneça na região. “Nós temos um carinho e respeito pela emissora e ela é top mesmo. Ela não é só de Ouro Preto, mas da Região dos Inconfidentes. São apolíticos, apartidários. Fazem um trabalho sério e profissional. Cobrem nossos distritos, fazendo um jornalismo social e responsável. O custo nós vimos que não é caro. Temos, em nosso município, inúmeras mineradoras que gastam milhões com comunicação. Temos várias empresas, hotéis e pousadas. Se todo mundo contribuir, a nossa TV não fecha. Por isso eu sugeri a criação da comissão de vereadores para a gente procurar nossos colegas de Mariana e junto com a Associação Comercial e prefeituras cobrar das empresas um apoio. Porque vai ser uma vergonha a nossa TV fechar por conta de R$40 mil”, explicou.

O vereador Marquinho do Esporte (SD), autor da representação e que também integra a comissão, avaliou a participação dos representantes da Fundac na Tribuna Livre. “O intuito da representação era saber se o motivo do fechamento da TV era financeiro, o que foi esclarecido. As prefeituras de Ouro Preto e Mariana já assumiram o compromisso de arcar, cada uma, com R$10 mil reais. Mas isso resolve apenas 50% da despesa. A Câmara rescindiu o contrato com a TOP por causa da situação do Legislativo. A ideia é nos unirmos para que a TOP possa continuar prestando esse belíssimo trabalho. Ouro Preto já perdeu tantas coisas. Temos 14 mil desempregos no nosso município. E lá hoje temos nove funcionários e a emissora que é patrimônio de Ouro Preto. Vamos lutar para que ela continue atuando no município”, disse.

O vereador Wander Albuquerque (PDT), que também integra a comissão, avalia os encaminhamentos da reunião. “A TOP Cultura é extremamente importante. A Câmara sempre foi parceira da emissora. Saímos daqui com uma comissão de vereadores para buscarmos caminhos para que a ela continue na cidade. Temos que estar unidos nesse momento. Ouro Preto e Mariana, privilegiados com esse trabalho de anos da TOP Cultura, devem estar unidas para mantê-la como está e tentando ampliar a transmissão para todos os distritos. Nesse momento de crise, não podemos deixar que outros trabalhadores percam seus empregos”, concluiu.

Anterior Representante da Fundação Renova participa de Reunião da Câmara de Ouro Preto