Câmara Municipal de Ouro Preto - Legislativo realiza cerimônia de entrega da Comenda Genival Ramalho e Medalha João Velloso

Na última sexta-feira (26),  a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a 3ª Sessão Solene de 2022 para a entrega da Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho e Medalha João Batista Ferreira Velloso.

Em seu momento de fala, Carlos Magno de Souza Paiva, homenageado com a Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho, falou sobre a necessidade de se preservar a cultura no município. “Vivemos num momento muito difícil na cultura do nosso país, então termos a nossa Câmara Legislativa, o nosso Executivo Municipal, reconhecendo o trabalho de quem trabalha pela cultura no nosso município significa muito mais do que uma comenda ou uma medalha, significa um ato de resistência”, disse.

Para Bel Gurgel, homenageada na modalidade hors-concours com a Medalha João Batista Ferreira Velloso, ambas as homenagens são de extrema importância para fomentar o patrimônio artístico e cultural do município. “Eu espero que essas medalhas marquem na nossa memória três temas centrais da história do nosso país: a beleza arquitetônica do Aleijadinho, a riqueza das artes visuais do Mestre Ataíde e a defesa dos Direitos Humanos representada por Tiradentes. Arquitetura, arte e liberdade, três pontos fundamentais da história e ainda essenciais nos dias atuais”, destacou.

O Prefeito Angelo Oswaldo, esteve presente na solenidade e em seu momento de fala discursou sobre os patronos das honrarias, ressaltando a participação de João Velloso e Genival Ramalho na preservação, recuperação e desenvolvimento do turismo e do patrimônio ouro-pretano. “São duas distinções muito significativas para a cultura ouro-pretana, para o sentimento de cidadania dos ouro-pretanos”, apontou.

Segundo o vereador Alessandro Sandrinho, vice-presidente da Casa Legislativa e presidente da sessão, é muito importante para os parlamentares poder reconhecer e conceder homenagens àqueles que contribuem para o desenvolvimento turístico, patrimonial e cultural de Ouro Preto. “Nós, como representantes do povo ouro-pretano, sentimos muita alegria em podermos homenagear pessoas que tanto trabalham e contribuem para o desenvolvimento e crescimento da nossa cidade e da nossa população”, apontou.

Homenageados

Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho

• Escola de Música e Orquestra Padre Simões
  • Arthur Ramos Carneiro