Legislativo realiza cerimônia de entrega das Comendas Antônio Francisco Lisboa, Liberdade Chico Rei e José Rosa Ferreira “Zé Rosa”

5ª Sessão Solene

Na última quarta-feira (30),  a Câmara Municipal de Ouro Preto realizou a 5ª Sessão Solene de 2022 para a entrega das Comendas Antônio Francisco Lisboa, Liberdade Chico Rei e José Rosa Ferreira “Zé Rosa”.

Em seu momento de fala, Rosilene Valentim Val, homenageada com a Comenda Antônio Francisco Lisboa, agradeceu os vereadores em nome dos agraciados pela Honraria, ressaltando a importância da inclusão de pessoas com deficiência no município. “Muito maior do que a homenagem, a Comenda trás consigo o peso da responsabilidade, e é exatamente nesse ponto que trago o meu entendimento de que, mais do que o reconhecimento pela nossa atuação em prol das pessoas com deficiência, está a necessidade de continuarmos sendo merecedores da Comenda, Isso significa que devemos nos manter sempre atuantes e vigilantes na busca da inclusão”, disse.

Segundo Adilson Pereira dos Santos, homenageado com a Comenda da Liberdade Chico Rei, a Homenagem reflete a luta pela representatividade e conquista de espaços na sociedade por parte da população negra. “Gostaria de dizer que é sempre bom receber uma distinção, sobretudo uma distinção como essa. Uma distinção relacionada a um nome que representa mais de 70% da população ouropretana. Nós temos que pedir a todas as pessoas que aqui estão para que reconheçam isso. Precisamos de espaço de direito e de igualdade”, apontou.

Carlos Eduardo Lisboa, o Carlota, homenageado com a Comenda José Rosa Ferreira “Zé Rosa”, falou sobre a história do carnaval ouro-pretano em seu momento de agradecimento, destacando a figura de Zé Rosa para a folia no município. “Nosso maior homenageado da noite hoje é Zé Rosa, irmão de Silvestre. Somos todos uma família. Discutimos, ficamos bravos, mas nunca apelamos. Somos todos irmãos e súditos do Rei Momo. Obedecemos à sua maior ordem, alegria e zombaria”, acentuou.

Comenda Antônio Francisco Lisboa

Homenageado- Vereador Autor

• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto (APAE)- Matheus Pacheco
  • Christine Vianna Algarves Magalhães- Lílian França