Os vereadores fizeram alguns apontamentos durante a discussão, como ressaltou o vereador Luiz Gonzaga (PR): “Fiz questionamentos sobre o maquinário, pois o governo precisa da união das pastas, porque, às vezes, os trabalhadores ficam dependendo das estradas vicinais e o agricultor quer fazer seu trabalho, mas se as estradas não estiverem boas, acaba prejudicando. Dessa forma, pedimos projetos para auxiliar os pequenos agricultores”.
De acordo com o secretário, uma das regiões que tiveram mais demandas foi o distrito de Santa Rita de Ouro Preto. Para o vereador Zé do Binga (PPS), “temos que zelar pela agricultura, principalmente a agricultura familiar, que também fomenta a economia da nossa cidade e outros municípios vizinhos”.
Ainda segundo o secretário, está sendo criada no município a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ouro Preto, visando a levar o poder da negociação aos produtores da região. Diante disso, os vereadores destacaram a importância da valorização dos produtos do homem do campo e ressaltaram que continuarão acompanhando e fiscalizando as atuações da secretaria.
Também participaram da Tribuna Livre, acompanhando o secretário, o coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado ao Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisbi), José Agostinho Resende, e a representante da Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater – MG), Geralda Berenice Esteves Lima.