Câmara Municipal de Ouro Preto - Legislativo solicita informações da Prefeitura sobre implementação de táxi adaptado às pessoas com deficiência

A 12ª Reunião Ordinária da Câmara de Ouro Preto, realizada nessa quinta-feira (07), contou com a aprovação do requerimento 83/2020, de autoria do vereador Alysson Gugu (Cidadania), que solicitou informações sobre a previsão de abertura de edital para a implementação do serviço de táxi adaptado para pessoas com deficiência.

“Fizemos um Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Ouro Preto, para tornar obrigatória que a frota permissionária do município tenha táxis adaptados, principalmente ao cadeirante, e esse projeto foi aprovado. Um veículo que tem um mecanismo que é capaz de transportar o cadeirante para dentro do veículo, trazendo autonomia e mais segurança aos usuários. Sabemos que em Ouro Preto há diversos deficientes que deixam de sair de suas casas justamente pela dificuldade de acessibilidade. Fizemos contato com sindicato dos taxistas e eles gostaram da ideia. Lembrando que o permissionário que adquirir esse veículo terá várias vantagens, como se situar para o trabalho em qualquer ponto da cidade. Isso já faz parte da Lei Brasileira de Inclusão, no artigo 51, que destina 10% da frota dos permissionários já existente, para táxis adaptados. Esperamos que a Prefeitura coloque em prática essa lei, por isso pedimos informações sobre esse edital”, disse Alysson Gugu.

O vereador também ressaltou a importância de um veículo adaptado nesse momento de pandemia, em que é necessário o distanciamento social. “Estamos passando por um momento em que ninguém pensava em passar. Uma cidade preparada com esse veículo, certamente serviria para esse momento de pandemia, porque para se transportar um cadeirante em um veículo comum, é necessária ajuda de outras pessoas. E o que privamos hoje no isolamento social é a questão da higienização, de não ter contato com outras pessoas. Nesse sentido, o táxi adaptado serviria muito bem”.

Ainda durante a Reunião, foi debatido o requerimento 80/2020, de autoria do vereador Paquinha (PSDB), solicitando informações da Saneouro em relação a vazando de água no bairro Antônio Dias e áreas próximas. “No bairro Antônio Dias e redondezas do bairro Alto da Cruz, em lugares que não são asfaltados tem uma grande quantidade de canos estourados vazando água nas ruas. A Saneouro, quando chegou a Ouro Preto disse que trocaria a canalização da cidade, mas hoje está um caos e ainda faltando água em vários lugares, como bairro Padre Faria, Morro Santana e Taquaral. Pedimos que a Saneouro cumpra o que foi acordado com a Prefeitura sobre a troca dos canos por que esses canos que temos hoje são de 1969, de chumbo ainda, e já estão podres”, cobrou.

Acompanhe as transmissões das Reuniões Ordinárias da Câmara de Ouro Preto que estão sendo realizadas virtualmente toda terça-feira, às 16h, e quinta-feira, às 9h, pelo YouTube e site da Câmara.

Anterior Vereadores discutem diversos documentos durante a 11ª Reunião Ordinária