LISTA DE COMANDOS DE MANIPULAÇÃO DE PACOTES(INSTALAÇÃO/DESINSTALAÇÃO/CONSULTA)

LISTA DE COMANDOS DE MANIPULAÇÃO DE PACOTES(INSTALAÇÃO/DESINSTALAÇÃO/CONSULTA)

– LISTA DE COMANDOS DE MANIPULAÇÃO DE PACOTES(INSTALAÇÃO/DESINSTALAÇÃO/CONSULTA) –

 

Utilizando o PKGTOOL (Slackware)

Nas distribuições Slackware, é bem simples o gerenciamento de pacotes dele. Os pacotes têm extensão .tgz (diferente de .tar.gz), e além de conter os arquivos, contém scripts de pós-descompactação também. Existe uma interface muito amigável para o gerenciamento dos pacotes .tgz, e se chama pkgtool. Tente executar o pkgtool no console e ver no que dá.

Mas também existem os comandos individuais:

ComandoO que faz
installpkg X.tgzInstala o pacote X.tgz
removepkg XDesinstala o pacote X
makepkgCria um pacote

Utilizando o RPM

Para instalar um pacote, usa-se a opção -i:

# rpm -i pacote.rpm

 Você também pode utilizar as opções -v e -h combinadas com a -i para uma mostragem mais agradável. Se você já tem o pacote.rpm e deseja atualizar para uma versão mais recente da mesma, você utiliza a opção -U ao invés da -i. Se você quer retirar o pacote do seu sistema, você utiliza a opção -e. Caso este pacote gere dependências com outros pacotes, e mesmo assim você queira removê-lo, você pode utilizar a opção –force, que como o nome diz, força a remoção do mesmo.

Agora uma característica muito importante também para o usuário é a capacidade de consulta que o RPM traz. Por exemplo, se você quer listar todos os pacotes instalados no sistema, você utiliza o comando:

$ rpm -qa

 Isto irá gerar a listagem dos pacotes. Veja que a opção -q (query) é a opção de consulta, e seguida de outra letra ela faz tarefas. Combinando o comando anterior com o comando grep, podemos ver se um certo pacote está instalado no sistema. Ainda para saber informações sobre um pacote, usa-se a opção -qi.

 Se quisermos ver quais pacotes fazem dependência com um certo pacote, utilizamos a opção -qR.

E para verificar a qual pacote um certo arquivo pertence, utilize a opção -qf. Ou o contrário, se você quiser listar todos os arquivos pertencentes à um pacote, use -ql.

 

By Kierley. 

Anterior Comandos sobre processos do sistema

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.