Mais de 5 mil alunos das escolas de Ouro Preto vão às urnas nas eleições do projeto Vereador Estudante

Câmara Municipal de Ouro Preto - Mais de 5 mil alunos das escolas de Ouro Preto vão às urnas nas eleições do projeto Vereador Estudan

Na semana passada 5.487 alunos das escolas de ensino fundamental de Ouro Preto foram às urnas para escolher seus representantes na Câmara Estudante. As eleições são uma das etapas do projeto Vereador Estudante promovido pela Câmara para incentivar a participação dos adolescentes na vida pública do Município. No pleito, cada uma das 24 escolas participantes do projeto elegerá dois vereadores-estudantes, um titular e um suplente. A participação dos alunos de 5ª a 8ª série no
processo eleitoral mostra que o Vereador Estudante se consolidou como uma das atividades mais representativas do calendário escolar ouropretano. Num total de 5.487 votos , 99%(5.430) foram válidos , 0,8 (45) nulos e apenas 0,2% (12) brancos, marca que não é alcançada por eleições oficiais em nenhum país do mundo. “O número de participantes das eleições mostram que os jovens e adolescentes estão interessados no projeto e é fundamental que eles participem da política porque a nossa vida sempre está relacionada a questões políticas. E quem sabe se amanhã um desses vereadores-estudantes não será uma liderança política que contribua para o desenvolvimento do nosso município, do nosso país?”, declarou o presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB)

As eleições do Vereador Estudante são uma simulação completa das eleições reais. Durante a semana eleitoral, os 312 candidatos inscritos em 2007 apresentaram a seus colegas propostas de melhorias para a comunidade escolar baseadas em políticas públicas para a juventude. Essas propostas foram divulgadas em material publicitário produzido pelos próprios candidatos, que se filiaram a partidos imaginários, percorreram as salas de aula apresentando as prioridades de sua candidatura e participaram de um debate com os concorrentes.

Na próxima quinta-feira, 23, os candidatos eleitos se reúnem na Câmara Municipal para um curso preparatório onde serão abordadas noções básicas sobre o funcionamento do Poder Legislativo, do Poder Executivo e do Poder Judiciário, o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do Município. Os conhecimentos transmitidos durante o curso preparam os parlamentares mirins para atuar na Câmara Estudante. No dia 8 de julho, em uma cerimônia realizada no Cine Vila Rica, os 48 vereadores-estudantes tomam posse.

Comunidade Escolar

Em 2007 o projeto Vereador Estudante aprofundará seu trabalho com o conceito de agente multiplicador, onde cada vereador-estudante tem como uma de suas funções transmitir a seus colegas de escola o que aprendeu no Legislativo mirim. Para isso, a maioria das atividades do projeto este ano acontecerão dentro das escolas do Município. Nessa programação estão palestras, oficinas e os encontros temáticos, reuniões onde os vereadores-estudantes discutem com os alunos da rede de ensino de Ouro Preto os principais desafios da juventude local. “ É importante vermos adolescentes de 13, 14 anos com argumentos para debater as questões políticas. Como presidente da Câmara continuarei a apoiar essa iniciativa”, adiantou Maurílio Zacarias.

O projeto Vereador Estudante é realizado pela Câmara Municipal de Ouro Preto desde 2005 e conta com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce, da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência Regional de Ensino.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 15/06/2007

Anterior Em audiência na Câmara Novelis autoriza estudo para construção de desvio rodoviário no Barcelos