Moradores do Alto Taquaral lotam Plenário para pedir apoio dos vereadores

Moradores do Alto Taquaral foram ao plenário em busca de apoioMoradores do bairro Alto Taquaral lotaram o Plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto durante a Reunião Ordinária dessa quinta-feira (13). Carregando diversos cartazes, eles foram pedir o apoio dos vereadores ouro-pretanos para resolver o problema das famílias que foram removidas da área de risco do Alto Taquaral em 2005. Até hoje, não receberam novas moradias ou indenização e moram de aluguel pago, em parte, pela prefeitura

De acordo com o vereador Flávio Andrade (PV), a prefeitura há cinco anos teve uma medida exemplar de tirar famílias em situação de risco. “Não houve força, foi feito um entendimento. O próximo passo seria levar essas pessoas para aluguel e depois colocá-las em casas populares construídas especialmente para elas. As casas foram efetivamente construídas em Cachoeira do Campo, mas  foram invadidas por outras famílias do distrito que permanecem no local até hoje. É uma novela que se arrasta por cinco anos. É importante que haja um final feliz. Assim, se não houver casa para todas as famílias,  a prefeitura deve pagar uma indenização adequada para que  possam comprar sua própria moradia”, apontou.

A moradora do Alto Taquaral Leandra Clemente aproveitou a Tribuna Livre para questionar os valores pagos pela prefeitura para indenizar uma das famílias do bairro. Neste mês, a Câmara aprovou o projeto de lei nº28/2010, de autoria do prefeito Angelo Oswaldo, que autoriza o Executivo a pagar indenização no valor de R$17.283,00 a uma das moradoras do local para adquirir uma residência. “Como a gente está esperando desde 2005 e nunca houve solução, decidimos vir à Câmara para pedir o apoio dos vereadores sobre essa questão. Nós entramos com um pedido de indenização para o município resolver a situação. Mas o valor que a prefeitura quer pagar é muito baixo e não conseguimos comprar outra casa. Nem todos têm condições de pegar um empréstimo para inteirar ao negócio”, explicou Leandra Clemente.

A moradora Leandra Clemente na Tribuna LivreO presidente da Câmara, vereador Júlio Pimenta (PPS), nomeou uma comissão especial para acompanhar o andamento das negociações entre os moradores do Alto Taquaral e a Administração municipal. Os membros são

Crovymara Batalha (PMDB), Flávio Andrade (PV), Luiz Gonzaga (PR) e Maurício Moreira – Paquinha (PR). A comissão se reunirá na próxima semana com o Executivo e representantes dos moradores para cobrar da prefeitura  uma solução definitiva para o problema, como a indenização das famílias. Os moradores do Alto Taquaral voltarão à Câmara no dia 27 de maio a fim de ouvirem dos vereadores as deliberações e os avanços alcançados pelos edis.

Anterior Presidência da Câmara se reúne com Comissão de Servidores Efetivos da Casa e Sindsfop