LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Negociações da Data Base são temas de discussão na Câmara de Ouro Preto

Negociações da Data Base são temas de discussão na Câmara de Ouro Preto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Negociações da Data Base são temas de discussão na Câmara de Ouro PretoDurante a reunião ordinária, dessa terça-feira (20), a Tribuna Livre recebeu o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos Municipais de Ouro Preto (Sindsfop), Mauro Luiz Fonseca, para falar sobre as negociações com o Executivo sobre a Data Base 2017, ou seja, o ajuste salarial e outras demandas dos servidores públicos municipais.

 

 

De acordo com Mauro, algumas cláusulas já tiveram evoluções, como a referente ao vale-alimentação, que atualmente é de R$465 e segue com o pedido de aumento para R$500. Porém, há outros pontos que ainda precisam ser acordados. “A Data Base tem várias propostas, inclusive, administrativas, mas sempre o carro-chefe é o aumento linear, que é a porcentagem sobre o salário-base de cada servidor. Desse modo, se não tem o aumento, o servidor fica frustrado, pois essa seria a correção da inflação. Isso significa que o seu salário está defasado e que não está tendo aumento, está tendo perda de salário”.

O vereador Vander Leitoa (PV) ressaltou que “é muito importante esse diálogo com o Executivo. É preciso averiguar a pauta da reivindicação para sabermos de fato o que está sendo solicitado e o que foi acordado. Vamos fazer parte dos próximos encontros, acompanhando de perto. Até mesmo, porque eu sou diretor do Sindicato Metabase Inconfidentes e quero acompanhar essa situação. Essa é a nossa luta, defender os trabalhadores”.

Mauro também falou sobre o piso salarial dos professores. “Hoje, o município não paga o piso, que é observado pelo salário-base, então, a remuneração do professor em Ouro Preto está abaixo do estipulado. Essa é a luta, transformar o salário-base do professor no piso nacional”.

O vereador Juliano Ferreira (PMDB) também defendeu a causa e falou sobre a situação dos professores. “Eu sempre fui defensor da classe docente, afinal, eu também sou professor. O piso nacional ainda está muito abaixo do que os educadores merecem. Vou defender o piso referente aos professores e defenderei, também, a classe trabalhadora. Mas entendo que é necessário o diálogo entre ambas as partes para chegar a um resultado satisfatório para todos”.

Para a vereadora Regina Braga (PSDB), “a Câmara tem que estar do lado do servidor, e é necessário que haja melhorias. Sabemos que falta muita coisa em termos de estrutura e o que eles reivindicam é direito deles. Servidor valorizado é servidor motivado. Vamos lutar juntos para que aconteça um consenso que seja bom para todos”.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara de Ouro Preto, Wander Albuquerque (PDT), nomeou uma Comissão Especial composta pelos vereadores Geraldo Mendes (PCdoB), Juliano Ferreira (PMDB), Marquinho do Esporte (SD), Regina Braga (PSDB) e Vander Leitoa (PV) para acompanhar as negociações da Data Base entre Sindsfop e Prefeitura. Wander destacou que também pretende participar dos encontros.

 

Anterior Câmara realiza primeira entrega de Moção de Aplauso deste ano

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.