LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Novos vereadores estudantes

Novos vereadores estudantes

Ouro Preto tem novos vereadores estudantes

Ouro Preto tem novos vereadores estudantes

A Câmara comemorou o aniversário de Ouro Preto em uma solenidade realizada no último domingo,8, no Cine Teatro Vila Rica, quando tomaram posse os 48 alunos das 24 escolas de ensino fundamental do município eleitos para a Legislatura 2007-2008 da Câmara Estudante. A cerimônia é mais uma etapa da terceira edição do projeto Vereador Estudante, criado pelo Legislativo ouropretano para aproximar a juventude das questões mais importantes da vida pública de Ouro Preto. O desenvolvimento sustentável, conceito que trabalha a aliança entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, será o tema condutor das ações do projeto esse ano. A partir das próximas semanas os vereadores estudantes começam a participar de palestras e debates sobre o assunto nas escolas do Município. As atividades do Vereador Estudante envolverão cerca de 5.500 jovens.

“Queremos que os novos vereadores estudantes sejam participativos, para que no futuro se tornem adultos preparados para fazer do nosso país um país melhor. E que eles transmitam o que aprenderem no projeto Vereador Estudante para toda a comunidade ”, declarou o presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Maurílio Zacarias (PMDB). A posse dos vereadores estudantes contou com a presença de cerca de 200 pessoas entre diretores e alunos das escolas, familiares e amigos dos parlamentares mirins. O Prefeito Ângelo Oswaldo representou o Executivo na solenidade e o deputado estadual Vanderlei Jangrossi (PP) participou da cerimônia representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Nova Mesa Diretora

Antes da posse, os vereadores estudantes elegeram a mesa-diretora da nova Câmara Estudante. Assim como nas duas edições anteriores do Vereador Estudante, as meninas ocuparão os dois principais cargos da direção do parlamento mirim, que reconstitui todos os procedimentos da Câmara oficial – apresentação e votação de indicações, requerimentos e projetos, oradores e líderes de bancada. Bárbara Maciel, aluna do Colégio Arquidiocesano foi eleita presidente. Karine Mercês dos Santos, aluna do Caic Felipe dos Santos, de Cachoeira do Campo, ficou com a vice-presidência. “Vou fazer o meu melhor para cumprir as obrigações do cargo de vice-presidente da Câmara Estudante. Esse é um espaço para que a juventude mostre sua voz e conheça a política de perto”, disse Karine. Welbert Pereira Dias, da escola Dom Veloso foi eleito primeiro-secretário e Bruno Cotta, da escola Thomaz Antônio Gonzaga ficou com a segunda secretaria. Durante a solenidade também aconteceu ainda a premiação dos vencedores do Primeiro Concurso de Poesias do Projeto Vereador Estudante. Fernando Quintão, representante da Companhia Vale do Rio Doce, empresa que apóia o Vereador Estudante, fez a entrega dos prêmios.

Na posse dos vereadores estudantes o prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB), também ressaltou a importância do projeto na formação de agentes multiplicadores de conhecimento sobre a realidade social ouropretana. “Os vereadores estudantes estão preparando as novas gerações para a militância sócio-política na vida de Ouro Preto. É muito importante que comece cedo todo um trabalho de pesquisas e debates sobre a situação do Município para que os jovens tenham condições de construir adequadamente o futuro que é deles”, disse. Uma das atividades do Vereador Estudante consiste no levantamento, junto aos alunos das escolas de Ouro Preto, das principais reivindicações da juventude do Município.

Encerrada a solenidade no Cine Teatro Vila Rica, os vereadores estudantes recém empossados percorreram as ruas do centro histórico em um cortejo que contou com a participação da fanfarra da escola Juventina Drummond.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 13/07/2007

Anterior Secretaria de Educação presta contas aos vereadores

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.