
“O Orquestra nos Bairros foi um sucesso. Tivemos uma interação muito grande com a população da cidade. É uma iniciativa muito especial para Ouro Preto. A Câmara foi a grande apoiadora desse trabalho. A sua participação foi fundamental ao financiar todo o projeto. É importante a comunidade saber que o dinheiro público também está sendo gasto com eventos de inclusão social e cultural”, avalia Rodrigo Toffolo.
Os vereadores elogiaram bastante o trabalho desenvolvido pelo Orquestra nos Bairros. “Essa é uma oportunidade ímpar de aproximar o povo de Ouro Preto da música clássica e, ainda, inserir nas apresentações canções populares e infantis. A Câmara tem muito prazer em apoiar esse projeto, porque nós tratamos não só de questões do dia a dia, como educação, saúde e moradia, mas também reportamos e valorizamos a condição histórica da cidade em especial o seu acervo artístico e cultural”, acredita o vereador Moisés Rodrigues (DEM).
Ao todo, em 2009, onze bairros ouro-pretanos foram contemplados com o programa. A Orquestra montou um repertório especial para cada bairro e fez uma turnê pela cidade. Através da interação com o público, as canções foram apresentadas de maneira lúdica, por meio de conversas entre os dois mestres de cerimônia, a boneca de pano Lili e o boneco de madeira Tatá, interpretados por Eliana Silva e Flaviano Souza e Silva, respectivamente. A ideia é que o projeto tenha uma amplitude maior neste ano, abrangendo mais comunidades do município.