Ouro Preto tem novos vereadores estudantes

Câmara Municipal de Ouro Preto - Ouro Preto tem novos vereadores estudantes

Ouro Preto tem novos vereadores estudantes

A data em que Ouro Preto comemorou seus 295 anos teve um significado especial para os alunos das escolas da cidade. No dia 8 de julho, em uma cerimônia realizada no Cine Vila Rica, 48 estudantes ouropretanos do ensino fundamental tomaram posse como vereadores estudantes, 24 titulares e 24 suplentes. O evento marcou o início das atividades oficiais da segunda edição do Projeto Vereador Estudante, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ouro Preto que tem como objetivo incentivar a participação política de jovens e adolescentes e o diálogo entre o poder Legislativo e a comunidade. “Quero levar aos jovens a consciência de que é preciso lutar por uma sociedade melhor”, declarou Jeanne Kellen da Silva Pinheiro, 15, aluna da Escola Municipal José Leandro, eleita para a presidência da nova Câmara Estudante. Se na política brasileira as mulheres ainda não ocupam muitas posições de destaque, o mesmo não acontece no Vereador Estudante. Toda a mesa diretora eleita no último sábado é formada por meninas. Na primeira edição do projeto, as mulheres já haviam superado os homens na Câmara Estudante e demonstraram que a participação feminina no comando de entidades públicas é uma contribuição decisiva para a democracia brasileira.

Criado por um projeto de resolução do presidente da Câmara de Ouro Preto, Wanderley Rossi Kuruzu (PT), o Vereador Estudante recebe dois representantes de cada uma das 24 escolas de ensino fundamental do município para atividades que recriam o cotidiano de um verdadeiro parlamentar. “A intenção do projeto é fazer com que a juventude assuma o papel de autora da História do seu tempo”, explicou Kuruzu. Em sua atuação na Câmara Estudante, os vereadores mirins têm competência para apresentar e votar projetos de lei, requerimentos e indicações. “Acreditamos que devemos traçar políticas públicas não de cima para baixo, mas sim numa construção coletiva, onde a opinião da sociedade civil é ouvida e respeitada”, explicou Marcos Alcântara, coordenador do projeto. Conforme Alcântara, toda a produção legislativa dos vereadores-estudantes contribuirá servirá de base para a elaboração de uma política pública municipal de juventude.

O prefeito Ângelo Oswaldo (PMDB) prestigiou a posse dos parlamentares mirins e elogiou a data escolhida para o evento. “O grande fato do dia 8 de julho de 1711 foi a criação da Câmara Municipal de Ouro Preto. A criação da Câmara significou a criação da cidadania e da capacidade de organização da comunidade e do governo local naquela época. É isso que vocês, vereadores estudantes, estão fazendo 295 anos depois: buscando soluções para os problemas da nossa cidade”, declarou.

Na cerimônia de posse da Câmara Estudante, também foram premiados os vencedores do 1º Concurso de Redação Vereador Estudante. Com o tema “Política e Cidadania”, o concurso foi patrocinado pela Companhia Vale do Rio Doce, que doou ao projeto um computador, um aparelho de DVD e um CD player.

Foto: Vereadores estudantes empossados no último sábado

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 13/07/2006

Anterior PROJETO CÂMARA CINE ABRE MOSTRA ‘POLÍTICA E CINEMA’