LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Parlamento Jovem de Ouro Preto conclui etapa Estadual em Plenária realizada na ALMG

Parlamento Jovem de Ouro Preto conclui etapa Estadual em Plenária realizada na ALMG

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem de Ouro Preto conclui etapa Estadual em Plenária realizada na ALMG

Representantes dos 15 municípios do Parlamento Jovem de Minas 2012

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem de Ouro Preto conclui etapa Estadual em Plenária realizada na ALMG

Participaram da Plenária Final 105 alunos dos 15 Municípios que integram o Parlamento Jovem de MInas 2012

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem de Ouro Preto conclui etapa Estadual em Plenária realizada na ALMG

Integrantes de Ouro Preto participam da Plenária Final do Parlamento Jovem de Minas na ALMG

29-6-12

Ouro Preto contribuiu para a formulação de três das 13 propostas que constituem o Documento Final desta edição

No dia 29 de junho, os integrantes do Parlamento Jovem de Ouro Preto concluíram os debates de 2012 em Plenária Final realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O Parlamento Jovem é um Projeto desenvolvido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, em parceria com a Escola do Legislativo da ALMG e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

A Plenária Estadual é denominada Final por ser o encontro dos representantes dos municípios mineiros que atuaram no Parlamento Jovem de Minas para debater as propostas -priorizadas em Plenária Municipal – que integrarão um documento que será destinado à Comissão de Participação Popular da ALMG – o qual segue para avaliação dos Deputados. O Documento Final desta edição reúne 13 propostas, dentre as quais Ouro Preto contribuiu para a formulação de três. Participaram da Plenária Final 105 alunos do Ensino Médio representantes das 15 cidades que constituem o Parlamento Jovem de Minas 2012.

Para a integrante do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Thayssa de Oliveira, o Projeto proporcionou um ambiente de discussão, no qual os alunos puderam se sentir atuantes e formar um intercâmbio de ideias com a realidade de outros municípios do estado. “Aprendemos a ajustar nossas propostas nos termos da Constituição e, por meio dos debates, a gente aprendeu um com o outro”, afirma Tayssa sobre a experiência.

A gerente-geral da Escola do Legislativo, Ruth Schmitz de Castro, afirma que o objetivo principal do Projeto é inserir o jovem na participação política por meio da reflexão de temas relacionados a sua realidade. No próximo ano, o Parlamento Jovem – iniciado em BH – completa 10 anos de atividade, já o Parlamento Jovem de Minas e o Parlamento Jovem de Ouro Preto estão em sua terceira edição. Segundo Ruth a meta é abranger cada vez mais estudantes. “O estado é muito grande, com seus 853 municípios, mas queremos atingir pelo menos suas 10 macrorregiões. Nosso objetivo é formatar uma versão regionalizada do Parlamento Jovem para que haja entre a etapa municipal e a estadual, uma etapa regional”, aponta.

Além de Ouro Preto e da capital mineira, participaram do Parlamento Jovem de Minas 2012 os municípios: Carandaí, Espera Feliz, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Nova Serrana, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Documento Final – As propostas aprovadas pelos integrantes do Parlamento Jovem de Minas 2012 na Plenária Final são relacionadas ao tema “Educação Cidadã” e aos três subtemas dessa edição: “Participação coletiva no espaço da escola”; “Função das redes virtuais na formação cidadã”; e “Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia”.

Veja a íntegra do Documento Final aprovado pelo Parlamento Jovem de Minas 2012:

Documento Final – Parlamento Jovem 2012

 

Anterior Legislativo recebe questionamento sobre pista de atletismo do Campo da Água Limpa

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.