Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem de Ouro Preto incentiva reflexões com peças da Cia Condelon para mais de 750 estudantes

Peça ´Pedaços de Vida´ encenada em Ouro Preto lotou o Teatro Municipal Casa da Ópera

Cia Condelon apresenta a peça ‘Pedaços de Vida’

Integrantes do Parlamento Jovem de Ouro Preto e atores da Cia Condelon

17-5-12

O Parlamento Jovem de Ouro Preto – Projeto do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal – promoveu nesta semana, em parceria com a  Secretaria de Cultura e Turismo, a aproximação dos integrantes do Projeto e de alunos das escolas da sede e distritos da cidade a questões essenciais para a formação cidadã.

Durante duas apresentações teatrais da Cia Condelon, de Belo Horizonte, os jovens acompanharam cenas sobre situações cotidianas que tratam de valores humanos e de assuntos como sexualidade,

Peça ‘Os Plugados’ encenada em Cachoeira do Campo lotou a quadra da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos

violência, responsabilidade social, prevenção de doenças e atualidade da mídia e redes sociais. A Cia Condelon apresentou a peça “Pedaços de Vida” para cerca de 260 pessoas, na tarde de ontem, quarta-feira (16), no Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto. Já na manhã desta quinta-feira (17), a peça “Os Plugados” foi encenada para cerca de 500 estudantes e professores, na Escola Estadual Padre Afonso de Lemos, em Cachoeira do Campo. As apresentações são relacionadas com o tema do Projeto em 2012, que é a “Educação Cidadã”.

“O resultado esperado é bem objetivo: provocar reflexões. A gente lança todos esses temas, com cenas engraçadas ou tristes, mas com esse único objetivo: eu preciso provocar neles uma reflexão”, afirmou o Diretor e ator da Cia Condelon, Henrique Diana. A integrante do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Bruna Guimarães, acompanhou a encenação no Teatro Casa da Ópera e aprovou a iniciativa. “Passou uma mensagem de respeito às diferenças para formar cidadãos do futuro, para podermos respeitar cada um com a sua ideologia de vida, o que cada um quer fazer”, afirmou a aluna da E. E. Padre Afonso de Lemos.

Para o Professor da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais, Ludovikus Moreira, que acompanhou o evento realizado no distrito cachoeirense, o Parlamento Jovem de Ouro Preto inovou com a iniciativa de possibilitar à arte cênica levar a política de uma maneira lúdica às escolas. “Foi inédito, até então eu não havia visto nenhuma cidade [entre as que compõem o Parlamento Jovem Minas] trabalhar com o teatro para chamar o jovem, cultivando a educação para a cidadania com a escola inteira”, pontua Ludovikus.

A Coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Rigeli Mapa, comemora o sucesso das apresentações. “A Cia Condelon trabalha com o teatro-escola e com temáticas voltadas para os jovens. As peças possibilitaram aos adolescentes melhor absorção do tema trabalhado neste ano pelo Projeto, esclarecendo questões de uma forma leve,” avalia Rigeli ao destacar a presença efetiva de todas as escolas convidadas aos eventos.

Anterior Câmara Cine promove exibições de filme em prol do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes