Parlamento Jovem e Vereador Estudante finalizam suas atuações em 2018

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem e Vereador Estudante finalizam suas atuações em 2018A Câmara Municipal de Ouro Preto, por meio do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), realizou, em 17 de dezembro, cerimônia de encerramento das atividades no ano de 2018 dos Projetos Vereador Estudante (VE) e Parlamento Jovem (PJ). A solenidade contou com a entrega de certificados de participação aos integrantes dos projetos e homenagem com Moções de Aplauso concedidas a cidadãos pelos vereadores estudantes.

O vereador Chiquinho de Assis (PV) presidiu a sessão e destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento dos alunos. “Isso mostra uma função da Câmara muito importante, que é formar cidadãos politizados e com o entendimento da sua força para o bem do serviço e dos equipamentos públicos. Fico muito feliz por ver esse grupo de jovens ganhando voz em atitudes como essas. Queria destacar, também, que o projeto escolhido pelos vereadores estudantes, com a possibilidade de se transformar em lei, trata do uso correto da gestão dos resíduos sólidos. Fico muito satisfeito em ver a preocupação e o cuidado dos jovens com a sustentabilidade e com o meio ambiente”.

“O Parlamento Jovem, para mim, foi um grande aprendizado e experiência para minha vida pessoal e como estudante também. O tema violência contra a mulher é um assunto que deve ser muito tratado, porque vemos, todos os dias, as mulheres sendo violentadas física e psicologicamente; e os projetos de lei que foram elaborados no PJ podem ajudar a mudar essa realidade”, conta a estudante do projeto Bárbara Vitória de Araújo Santos, 16 anos.

O estudante Pedro Simão, 15 anos, foi um dos vereadores estudante de 2018 e destacou que: “este ano, fui eleito como vereador estudante, que teve como foco a causa ambiental. Moro na zona rural e fico prestando atenção no que os nossos vizinhos acabam fazendo. Acredito que seja uma causa que todos deveriam defender. O projeto nos levou para visitar o Trem da Vale e o Parque do Itacolomi. Eu realmente levo a política muito a sério. Foi um aprendizado enorme para todos nós. Gostaria de agradecer à Câmara de Ouro Preto por essa oportunidade”.

Já o coordenador do CAC, Gabriel Neme Carneiro, explicou: “nós concluímos um ciclo com esses jovens participantes dos projetos. Os estudantes foram politizados apartidariamente durante as etapas ao longo do ano junto aos nossos parceiros, o Legislativo, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Secretaria Municipal de Educação e a Assembleia Legislativa do Estado. Foi um trabalho de conscientização, desenvolvimento, políticas públicas para a juventude e culminou na indicação de um projeto voltado para a área ambiental, que será encaminhado para a reunião de comissões da Câmara e, talvez, resultará em um projeto municipal de lei. Além disso, em parceria com o curso de Direito da Ufop desenvolvemos inúmeros trabalhos voltados para o tema violência contra a mulher”.

Também participaram da sessão a coordenadora do PJ, Jenniffer Rodrigues, e o coordenador do VE, Pedro Rodrigues; ambos funcionários do CAC. Representando a Secretaria Municipal de Educação, Elis Regina. Prezando pela formação política e cidadã, os projetos Parlamento Jovem e Vereador Estudante tiveram, respectivamente, a participação de 72 e 26 alunos no ano de 2018; os alunos do VE concederam, ainda, nove moções de aplausos aos cidadãos ouro-pretanos.

Anterior Centro de Atendimento ao Cidadão amplia seus atendimentos em 2018