O vereador Chiquinho de Assis (PV) presidiu a sessão e destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento dos alunos. “Isso mostra uma função da Câmara muito importante, que é formar cidadãos politizados e com o entendimento da sua força para o bem do serviço e dos equipamentos públicos. Fico muito feliz por ver esse grupo de jovens ganhando voz em atitudes como essas. Queria destacar, também, que o projeto escolhido pelos vereadores estudantes, com a possibilidade de se transformar em lei, trata do uso correto da gestão dos resíduos sólidos. Fico muito satisfeito em ver a preocupação e o cuidado dos jovens com a sustentabilidade e com o meio ambiente”.
“O Parlamento Jovem, para mim, foi um grande aprendizado e experiência para minha vida pessoal e como estudante também. O tema violência contra a mulher é um assunto que deve ser muito tratado, porque vemos, todos os dias, as mulheres sendo violentadas física e psicologicamente; e os projetos de lei que foram elaborados no PJ podem ajudar a mudar essa realidade”, conta a estudante do projeto Bárbara Vitória de Araújo Santos, 16 anos.
O estudante Pedro Simão, 15 anos, foi um dos vereadores estudante de 2018 e destacou que: “este ano, fui eleito como vereador estudante, que teve como foco a causa ambiental. Moro na zona rural e fico prestando atenção no que os nossos vizinhos acabam fazendo. Acredito que seja uma causa que todos deveriam defender. O projeto nos levou para visitar o Trem da Vale e o Parque do Itacolomi. Eu realmente levo a política muito a sério. Foi um aprendizado enorme para todos nós. Gostaria de agradecer à Câmara de Ouro Preto por essa oportunidade”.
Já o coordenador do CAC, Gabriel Neme Carneiro, explicou: “nós concluímos um ciclo com esses jovens participantes dos projetos. Os estudantes foram politizados apartidariamente durante as etapas ao longo do ano junto aos nossos parceiros, o Legislativo, a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Secretaria Municipal de Educação e a Assembleia Legislativa do Estado. Foi um trabalho de conscientização, desenvolvimento, políticas públicas para a juventude e culminou na indicação de um projeto voltado para a área ambiental, que será encaminhado para a reunião de comissões da Câmara e, talvez, resultará em um projeto municipal de lei. Além disso, em parceria com o curso de Direito da Ufop desenvolvemos inúmeros trabalhos voltados para o tema violência contra a mulher”.
Também participaram da sessão a coordenadora do PJ, Jenniffer Rodrigues, e o coordenador do VE, Pedro Rodrigues; ambos funcionários do CAC. Representando a Secretaria Municipal de Educação, Elis Regina. Prezando pela formação política e cidadã, os projetos Parlamento Jovem e Vereador Estudante tiveram, respectivamente, a participação de 72 e 26 alunos no ano de 2018; os alunos do VE concederam, ainda, nove moções de aplausos aos cidadãos ouro-pretanos.