Parlamento Jovem inicia atividades em Ouro Preto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem inicia atividades em Ouro PretoOs jovens ouro-pretanos ganharam mais uma forma de debate político e cidadão no município: o Parlamento Jovem. O programa foi lançado nessa sexta-feira (11), no Auditório da Escola de Farmácia. Essa é uma parceria da Câmara Municipal de Ouro Preto com o Núcleo de Direitos Humanos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

“O Parlamento Jovem proporciona aos jovens do Ensino Médio um espaço de reflexão, discussão de ideias e troca de informações. Eles terão uma formação política, participativa e cidadã. É interessante que ao final de todos os trabalhos, os participantes compreenderão que o jovem pode mudar a sua realidade e colaborar para melhorar a vida da sociedade do município”, salienta a coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Mariana Andrade.

De acordo com uma das participantes do programa, Amanda Silva, 15 anos, aluna da Escola Estadual José Leandro, o Parlamento Jovem possibilita o contato mais direto com a política municipal e estadual. Já para o estudante de Direito da Ufop Luiz Carlos Garcia, um dos monitores do Parlamento Jovem, o projeto “é uma oportunidade única de aliar a extensão – foco do Núcleo de Direitos Humanos da Ufop – com a construção da democracia de forma participativa”, através dos trabalhos desenvolvidos com os adolescentes do município.

Em 2010, acontece a primeira edição do Parlamento Jovem de Ouro Preto, que atenderá  a 75 alunos do Ensino Médio, de cinco escolas da rede pública e privada do município (sede e distritos): Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, Escola Estadual Dom Pedro II, Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, Escola Estadual Antônio Pereira (distrito de Antônio Pereira) e Escola Estadual José Leandro (em Santa Rita de Ouro Preto).

Resíduos e Meio Ambiente

Os debates e ações desenvolvidas pelo Parlamento Jovem neste ano, em todo o Estado, têm o tema central “Resíduos e Meio Ambiente”. Dessa forma, serão abordadas discussões sobre produção (consumo e desperdício), destinação (lixões e aterros) e reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva de catadores de materiais).

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem inicia atividades em Ouro PretoDurante a solenidade de lançamento do programa, a diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha), apresentou a importância do assunto aos jovens. “Esse tema é muito relevante, pois o planeta vive uma crise socioambiental. Por isso, precisamos trabalhar com a juventude os três R’s, que são Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Através de palestras e dinâmicas, vamos procurar conscientizar esses jovens sobre a responsabilidade de todos contribuírem com o meio ambiente”, afirmou.

Participaram da cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem: o presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Júlio Pimenta (PPS); a coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Leila de Carvalho; a diretora de Meio Ambiente do município, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha); o secretário municipal de Governo, Antônio Carlos de Oliveira, representando o prefeito Angelo Oswaldo; Ercília Rocha de Lima, da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto; Dário de Assis Ferreira, representando a secretária municipal de Educação, Marcília Chaves; a aluna de Direito Andressa Schiassi e demais monitores do Núcleo de Direitos Humanos da Ufop; além de mais de 40 alunos das escolas participantes do Parlamento Jovem.

Anterior Prefeitura presta contas nesta quinta na Câmara