Parlamento Jovem promove oficinas de capacitação para seus integrantes

Oficina para integrantes do Parlamento Jovem em Santa Rita

Oficina de capacitação para integrantes do Parlamento Jovem em Santa Rita

Alunos das E. E. Horácio Andrade, D. Pedro II e Colégio Arquidiocesano no plenário da Câmara

Alunos da E. E. Horácio Andrade, E. E. Dom Pedro II e Colégio Arquidiocesano no plenário da Câmara

Integrantes do Parlamento Jovem em Cachoeira do Campo durante Oficina

30-3-12

Lançamento do Projeto será no dia 11 de abril

O Parlamento Jovem de Ouro Preto 2012 já deu início à capacitação de seus integrantes, por meio de três oficinas realizadas nos dias 21, 23 e 27 de março. Um dos encontros aconteceu em Santa Rita, outro no plenário da Câmara e o último em Cachoeira do Campo.

Neste ano, o Parlamento Jovem de Ouro Preto trabalhará com o tema “Educação Cidadã” e contará com a participação de 45 estudantes do Ensino Médio das seguintes escolas: E. E. Desembargador Horácio Andrade, Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, E. E. Dom Pedro II, E. E. José Leandro (de Santa Rita) e E. E. Padre Afonso de Lemos (de Cachoeira do Campo).

Durante as oficinas, houve uma dinâmica para reflexão sobre o trabalho em equipe e a exibição de vídeos e discussões sobre política e cidadania. “Aprendemos bastante sobre leis e democracia. Com a oficina, vou levar bastante aprendizado para casa”, afirmou a estudante Nataline Fidélis Martins, de Santa Rita.

Segundo  a coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Rigeli Mapa, as atividades desenvolvidas nas oficinas de capacitação são importantes para dar embasamento aos estudantes. “Plantamos a sementinha, trabalhando com temas sobre formação politica e eles se mostraram muito interessados”, ressaltou.  O aluno do curso de Direito da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e monitor do Projeto, Hilbert Reis, afirmou não ter dúvidas de que o Parlamento Jovem contribui positivamente para a formação dos jovens, ao proporcionar “uma boa noção do que é politica e de como ela funciona. Eles levam esse Projeto não só durante sua execução, mas por toda vida”, concluiu. O conceito de democracia foi o mais discutido entre os jovens, que buscaram compreender melhor o significado desse termo e a sua aplicação na vida prática da sociedade.

O Parlamento Jovem de Ouro Preto é uma ação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

Anterior Câmara informa alteração no agendamento para confecção da Identidade nesta sexta, 30