Parlamento Jovem realiza Seminário sobre “Educação Cidadã”

Câmara Municipal de Ouro Preto - Parlamento Jovem realiza Seminário sobre “Educação Cidadã”

Palestra sobre o subtema ‘Participação coletiva no espaço da Escola’

Palestra sobre o subtema ´Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia´

Palestra sobre o subtema ´Função das redes virtuais na Formação Cidadã´

3-5-12

Na última quinta-feira (3), o Parlamento Jovem de Ouro Preto realizou Seminário com o tema “Educação Cidadã” no plenário da Câmara Municipal. Durante o evento, foram realizadas palestras sobre os três subtemas do Projeto neste ano: “Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia”, proferida pelo ex-Secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis; “Participação coletiva no espaço da Escola”, ministrada pela Diretora da Diretoria Pedagógica de Ouro Preto da 25ª Superintendência Regional de Ensino, Elizete Fernandes dos Santos; e “Função das redes virtuais na Formação Cidadã”, proferida pela Diretora da Casa do Professor, Solange Palazzi. “Acho que o Seminário cumpre a sua função que é de esclarecer, de melhorar a formação dos jovens para que eles possam nos ajudar a exercer a democracia no município”, afirmou Solange.

Para  a estudante da E. E. Padre Afonso de Lemos, Raiara Carneiro, o evento contribuirá para sua formação política. “Achei todas as palestras interessantes. Vou saber mais como agir agora e no futuro, porque estou aprendendo muitas coisas”, pontuou a integrante do Projeto. Segundo a coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Rigeli Mapa, o Seminário teve como objetivo capacitar os jovens para a elaboração de propostas de leis, que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Plenária Final do Projeto.

O Parlamento Jovem de Ouro Preto é um Projeto promovido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal, em parceira com a Escola do Legislativo da ALMG e com o Núcleo de Direitos Humanos da Ufop. Neste ano, integram o Projeto 46 estudantes de Ensino Médio de cinco Escolas do Município: E. E. Desembargador Horácio Andrade, Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, E. E. José Leandro (de Santa Rita), E. E. Dom Pedro II e E. E. Padre Afonso de Lemos (de Cachoeira do Campo).

Na próxima semana, o Parlamento Jovem de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo irão promover duas apresentações gratuitas de peças teatrais da Cia Condelon: na quarta-feira, dia 16 de maio, às 15h, será apresentada a peça “Pedaços de Vida” no Teatro Casa da Ópera de Ouro Preto; e na quinta-feira, dia 17, às 10h, a peça “Os Plugados”, na E. E. Padre Afonso de Lemos.

Para mais informações sobre o Parlamento Jovem de Ouro Preto ligue para o CAC: 3551-1466 – ramal 227.

Anterior Vereadores Estudantes aprovam Indicações durante Reunião Ordinária