
Apresentação do projeto no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto
Neste ano, quarenta alunos do Ensino Médio da rede pública e privada educacional (sede e distritos) vão integrar o programa no município, sendo oito de cada escola. A seleção dos estudantes é de responsabilidade das instituições de ensino, seja por meio de concurso de redação, entrevista, carta de intenções, eleição, ou a forma que a entidade desejar. O ideal é dar espaço para os jovens que demonstrarem maior interesse por participar do programa.
O Parlamento Jovem objetiva oferecer formação política para esses jovens, por meio da reflexão sobre o papel do Poder Legislativo e do incentivo ao envolvimento dos estudantes em situações práticas de pesquisa, debate e realização de escolhas no contexto político. Neste ano, o tema de discussão do programa é “Drogas: como prevenir?”, com os subtemas “o jovem e o papel da família”, “o jovem e o papel da escola” e “o jovem e o papel da sociedade”.
O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Além de Ouro Preto, mais 17 municípios participam da iniciativa em 2011, a saber: Araçuai, Belo Horizonte, Capelinha, Carandaí, Caratinga, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Iturama, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Timóteo, Viçosa e Visconde do Rio Branco.