Câmara Municipal de Ouro Preto - Pautas relacionadas à pandemia do novo coronavírus são discutidas durante Reunião OrdináriaNessa terça-feira (02), durante a 17ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, os vereadores protocolaram diversos documentos relacionados à pandemia do novo coronavírus.

Entre eles, o Requerimento número 105/2020, de autoria do vereador Wander Albuquerque (PDT), pedindo informações sobre qual a previsão de perda do orçamento previsto para 2020 em função da pandemia.

“No fim do ano passado votamos na Câmara um orçamento de 307 milhões. Essa previsão orçamentária é um valor abaixo da necessidade do município porque hoje Ouro Preto é a cidade da Região dos Inconfidentes com a maior área territorial, com a maior população, mas com uma baixa arrecadação. Com essa pandemia, sabemos que o município não terá essa arrecadação. Votamos uma previsão orçamentária e a realidade do município, com a pandemia, será outra. Estamos preocupados com a receita do município e é importante sabermos o que a cidade terá de perda com a Covid-19”, destacou Wander Albuquerque.

Já o vereador Marquinho do Esporte (SD) fez uma Representação solicitando que a Samarco doe testes rápidos para a realização de exames da covid-19 para os moradores do município.

Ainda durante a reunião, foi aprovado o Projeto de Resolução 250/2020, que institui a Comenda Bárbara Heliodora, de autoria da vereadora Regina Braga (Republicanos). “O historiador Marcelo Nascimento, esteve recentemente em Ouro Preto e trouxe à luz a história dela, homenageando algumas mulheres ouro-pretanas, com a Honra ao Mérito Bárbara Heliodora e fui uma das homenageadas. Bárbara Heliodora teve uma participação muito importante na Inconfidência Mineira. Era uma mulher culta e revolucionária. Além disso, ela foi companheira do Inconfidente Alvarenga Peixoto. A história dela é tão fantástica que achei interessante criarmos a Comenda Bárbara Heliodora, que será entregue às pessoas físicas ou jurídicas, que realizam trabalhos e ações que tenham como objetivo o reconhecimento, a valorização e a proteção das mulheres”, disse.

FOTO: Hanster Silva

Anterior Disponível a pauta da Reunião Ordinária desta terça-feira (02)