LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Conheça o Parlamento Jovem de Ouro Preto

Conheça o Parlamento Jovem de Ouro Preto

 

Câmara Municipal de Ouro Preto - Conheça o Parlamento Jovem de Ouro Preto O Parlamento Jovem de Ouro Preto é um programa de formação política que objetiva proporcionar aos jovens um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual. O Projeto visa, ainda, incentivar o envolvimento dos estudantes em situações práticas de pesquisa e debate no contexto político. A iniciativa é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e com o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

O Programa possibilita a participação qualificada e institucionalizada da juventude na política, tornando-se um importante canal de interlocução entre os adolescentes, a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa. O Parlamento Jovem é um projeto voltado à conscientização da juventude sobre a importância da política com ética, moral e comprometimento e proporciona aos jovens do Ensino Médio a oportunidade de realizarem plenárias de deliberações para debater assuntos de interesse social.

Anualmente, cinco escolas que oferecem Ensino Médio podem participar do Parlamento Jovem. As instituições inscritas são selecionadas por meio de sorteio. No ano seguinte, as escolas somente poderão integrar novamente a iniciativa caso não haja interesse daquelas que não participaram da edição anterior. Cada escola seleciona 15 alunos para integrar o Parlamento Jovem municipal. A seleção dos estudantes é de responsabilidade das instituições de ensino, seja por meio de concurso de redação, entrevista, carta de intenções, eleição, ou a forma que a entidade desejar. O ideal é dar espaço para os jovens que demonstrarem maior interesse por participar do Projeto.

 

Anterior Câmara de Ouro Preto fiscaliza gestão do Carnaval da cidade

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.