LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO

Plenária popular sobre Plano Diretor acontece no sábado

Plenária popular sobre Plano Diretor acontece no sábado

Plenária popular sobre Plano Diretor acontece no sábado

Neste sábado, dia 16 de dezembro, a partir das 14 horas, a Câmara de Ouro Preto promove uma plenária popular para discutir o projeto do Plano Diretor do Município. A realização da evento é uma recomendação do Ministério das Cidades para que a lei se torne “um meio para construir cidades includentes, democráticas, sustentáveis”. Atualmente o projeto de revisão do Plano Diretor está sendo avaliado pelos vereadores, que devem votar a matéria ainda este mês, juntamente com a Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo. Na semana passada, os parlamentares ouropretanos concluíram a análise das emendas apresentadas para os projetos.
O Ministério das Cidades estabeleceu dezembro de 2006 como data limite para que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes elaborem ou revejam seus Planos Diretores. Caso não cumpram a exigência, os prefeitos desses municípios incorrerão em crime de improbidade administrativa. Ouro Preto já tem um Plano Diretor, aprovado em 1996, mas que nunca foi colocado em prática. A tarefa da Câmara neste final de ano é aprovar a revisão da lei de 96. Sua execução, ficará a cargo da Secretaria de Patrimônio. Muitos especialistas consideram a ausência dessa legislação um dos fatores que mais contribuíram para a descaracterização do centro histórico da cidade e para a ocupação irregular das encostas que o rodeiam. Problemas que vão além da preservação do patrimônio histórico, como a precariedade da infra-estrutura nos bairros da periferia, também têm sua origem na lacuna aberta pela falta do Plano Diretor e da Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo.

Embora tenham denominação e atribuições distintas, o Plano Diretor e a Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo são leis complementares que regulam e planejam o crescimento de um município. Enquanto o Plano Diretor estabelece diretrizes gerais para o espaço urbano, como a divisão em zonas de expansão, preservação patrimonial e ambiental, a Lei de Uso e Ocupação do Solo, como o próprio nome já diz, detalha os critérios que devem ser seguidos na ocupação dos terrenos da cidade: o tamanho das construções, a taxa de ocupação de um lote, o espaço que deve ser deixado para a abertura de ruas e instalação de rede elétrica. Apesar da especificidade do assunto, o Estatuto da Cidade não o considera “apenas técnico”, mas “um processo informativo e participativo, formador de cidadãos”.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 14/12/2006

Anterior Audiência da Câmara discute meio-passe para estudantes de Ouro Preto

Deixe O Seu Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.