Prefeitura de Ouro Preto presta contas na Câmara

Prestação de contas da Prefeitura

A primeira Audiência Pública de 2011 da Câmara Municipal de Ouro Preto foi realizada nessa quinta-feira (24). Na oportunidade, a prefeitura prestou contas em relação ao terceiro quadrimestre de 2010 (setembro, outubro, novembro e dezembro) e o comparativo do período com todo o ano passado.

O secretário municipal de Fazenda, Huaman Xavier, e o superintendente de Contabilidade, Edmundo Salles, apresentaram detalhadamente os dados sobre a receita e as despesas da Administração.

“No 3º quadrimestre de 2010, o Executivo teve um aumento significativo da arrecadação, o que é comum no segundo semestre. Além disso, no balanço do ano, as despesas estão controladas, nós não gastamos mais do que arrecadamos, pelo contrário, fizemos uma economia”, explicou Huaman Xavier.

Para a presidente da Comissão de Finanças Públicas, vereadora Crovymara Batalha (PMDB), essa prestação de contas da prefeitura foi bastante educativa, com detalhamento claro de todos dados e valores. “A gente tem pedido que as secretarias enviem à Casa planilhas mais didáticas e explicativas para facilitar a compreensão não só para nós vereadores, como para toda a população”, apontou. “Nós vimos que houve um aumento da receita, o que é muito bom para o município, e esperamos que essa tendência se mantenha no ano de 2011”, completou Crovymara.

Somente nos quatro últimos meses de 2010, a receita corrente líquida do município foi de R$63.709.012,00, e as despesas totais no período foram de R$26.851.383,00. Já em todo o ano passado, a Administração apresentou a receita total executada de R$170.569.046,00 e despesas totais de R$160.890.571.

Crise econômica

O secretário municipal de Fazenda, Huaman Xavier, acredita que a crise financeira mundial dos anos 2008 e 2009 já terminou e considera o cenário econômico como favorável para o município. “A crise na mineração acabou. A gente está caminhando a passos contidos, mas a economia no município tem melhorado bastante”.

A vereadora Crovymara Batalha também está esperançosa quanto ao fim da crise. “Ela foi passageira, e agora vivenciamos uma tendência de crescimento contínuo da arrecadação. Findamos o ano de 2010 com superávit de quase R$10 milhões”, salientou.

Anterior Câmara de Ouro Preto aprova projeto de combate ao bullying escolar