Programa de Atendimento ao Idoso completa 10 anos

Câmara Municipal de Ouro Preto - Programa de Atendimento ao Idoso completa 10 anos

Atendimento do PAI durante Câmara Itinerante

Ao longo da primeira década de trabalho, o PAI mantém parceria de nove anos com a Câmara de Ouro Preto

Nesta quinta-feira, dia 16 de Janeiro, o Programa de Atendimento ao Idoso (PAI) completa 10 anos de atividade em Ouro Preto. O programa foi criado por iniciativa do Poder Judiciário, por meio da Portaria 001/2004 da juíza Dra. Lúcia de Fátima Albuquerque e conta com o apoio da Câmara Municipal de Ouro Preto, local onde o PAI mantém sua sede. O objetivo é garantir os direitos da população com mais de 60 anos, além de promover palestras gratuitas sobre a terceira idade.

“No primeiro ano, tivemos pouca visibilidade, uma vez que nossa sede estava localizada na dependência da antiga Defensoria Pública e ficava difícil para os idosos se locomoverem”, avalia o coordenador do PAI, José Wellington Pedrosa Xavier. “A partir de 2005, estabelecemos a parceria com a Câmara Municipal para manter o programa ao idoso junto ao Centro de Atendimento ao Cidadão e essa parceira que já dura nove anos tem proporcionado atendimento mais eficaz”, afirma.

Segundo Sr. Wellington, uma das principais ações conquistadas pelo programa refere-se à gratuidade no trasporte interdistrital para os idosos acima de 65 anos. De acordo com ele, os idosos possuiam isenção em apenas quatro viagens ao mês. Diante disso, o programa entrou com uma representação junto ao Ministério Público, foi proposta uma ação cível para o município e hoje os idosos têm os seus direitos sociais, que são assegurados pela Constituição, plenamente efetivo.

O PAI funciona de segunda a sexta-feira no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto. Durante as edições da Câmara Itinerante, o programa levou o atendimento aos idosos de todos os ditritos ouro-pretanos. Para mais informações sobre as atividades do PAI, ligue para o CAC: 0800 285 1110 ou 3552-8527.

Anterior Câmara de Ouro Preto aprova projetos da LOA e do PPA e vereadores entram em recesso