Projeto Vereador Estudante discute sobre sistema de cotas

Câmara Municipal de Ouro Preto - Projeto Vereador Estudante discute sobre sistema de cotasNessa quinta-feira (28), o projeto Vereador Estudante recebeu o pedagogo Adilson Pereira dos Santos, da Universidade Federal de Ouro Preto, que participou de uma roda de conversa com os estudantes para debater sobre a temática das cotas (em concursos públicos e para ingresso em instituições de ensino, por exemplo).

Para Adilson, “as cotas são uma oportunidade a mais para que os estudantes acessem esse tipo de instituição, e a educação é um meio pelo qual é possível alcançar a mobilidade social. Discutimos sobre a pertinência desse tipo de política de ação afirmativa para a garantia do acesso dos segmentos minoritários às instituições, ao ensino e ao serviço público”, explicou.

De acordo com o coordenador do Vereador Estudante, Pedro Henrique Rodrigues, “o objetivo foi realizar a palestra pela temática do projeto, que é ‘preconceito racial’. O Adilson nos brindou com esse bate-papo a respeito das cotas raciais. Esclarecer sobre esse tema para os jovens é essencial para o futuro deles, para que eles possam se inteirar sobre como usá-las de maneira correta”. Ainda de acordo com Pedro, a iniciativa busca a realização de parcerias e alternativas gratuitas, como a realizada com o pedagogo, que possam levar ensinamentos aos adolescentes. A vereadora estudante Aurora de Assis ressaltou que, com a palestra, “entendemos o funcionamento das cotas e a importância da mesma para grande parte da sociedade brasileira”.

O Vereador Estudante é promovido pelo Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Câmara Municipal de Ouro Preto, e tem como objetivo estimular a participação dos estudantes do Ensino Fundamental na prática legislativa do município e no exercício da cidadania.

Anterior Câmara de Ouro Preto aprova projeto que institui Dia de Luta Contra o Racismo