Projeto Vereador Estudante está de volta

Projeto Verador Estudante na Escola Izaura Mendes

O projeto Vereador Estudante – iniciativa do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Câmara Municipal de Ouro Preto – já iniciou suas atividades no ano de 2011.

O objetivo do programa é estimular a participação dos estudantes do Ensino Fundamental na prática legislativa municipal e no exercício da cidadania.

As escolas interessadas em participar do projeto já foram selecionadas, totalizando dez instituições de ensino da sede e dos distritos, a saber: Escola Municipal Izaura Mendes, E. M. Monsenhor João Castilho Barbosa, E. M. Padre Carmélio Augusto Teixeira, E. M. Professora Juventina Drummond, Centro Educacional Ouro Preto (Ceop), E. M. Aleijadinho (Santo Antônio do Salto), E. M. Benedito Xavier (Glaura), E. M. Dr. Pedrosa (Santo Antônio do Leite), E. M. de Lavras Novas (Lavras Novas) e E. E. Antônio Pereira (Antônio Pereira). Quatro dessas escolas já receberam a visita de funcionários do CAC para explanação sobre o funcionamento do projeto.

Durante o seu mandato com duração de um ano, o vereador estudante participa de capacitação, por meio de seminários, dinâmicas, visitas técnicas, reuniões e palestras, que vão prepará-los para a sua atuação nos grupos de trabalho e na plenária final, quando apresentarão e votarão os projetos por eles desenvolvidos.

No total, vinte estudantes serão eleitos, sendo dois de cada escola participante. Serão dez vereadores e dez suplentes. A eleição ocorrerá dentro das próprias instituições de ensino no dia 27 de maio. Já o lançamento, a eleição e a posse da Mesa Diretora do Vereador Estudante estão marcados para 22 de junho.

Anterior Câmara de Ouro Preto promove importante debate sobre royalties do minério em praça pública