Promoção e manutenção de lazer e cultura entra em pauta na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Ouro Preto - Promoção e manutenção de lazer e cultura entra em pauta na Câmara MunicipalDurante a 40ª Reunião Ordinária de 2021, realizada nesta quinta-feira (27), foram aprovados documentos que dizem respeito à promoção e garantia de esporte, lazer e cultura em Ouro Preto.

Indicação Nº 327/2021

Para o vereador Vander Leitoa (Solidariedade), autor da indicação, é necessário que o Poder Executivo, representado pelo Prefeito Municipal e as Secretarias Competentes, estudem, como forma de atender as demandas do bairro São Francisco, a possibilidade de construir uma área de lazer com praça de vivência, juntamente com a  manutenção das ruas ao entorno e a realização de  obras de drenagens em locais onde há necessidade.

Segundo o parlamentar, tal indicação se faz necessária em atendimento aos requerimentos dos moradores, pois, até o momento, não há áreas planejadas no bairro para a finalidade de lazer. “Essa não é uma obra muito difícil, além de representar uma demanda de muitos bairros. O lazer é uma necessidade, e muitos bairros não foram contemplados com um espaço apropriado para essa finalidade”, apontou.

Indicação Nº 330/2021
De acordo com Alex Brito (Cidadania), vereador autor, em face de um acidente ocorrido recentemente no bairro Água Limpa, a presente indicação, encaminhada  à Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Obras e Urbanismo e à Secretaria de Esportes e Lazer, tem como objetivo instigar o Poder Executivo a providenciar a fiscalização e manutenção em todos os parquinhos infantis instalados em Ouro Preto.

Segundo o vereador, tendo em vista que estas áreas são locais com grande circulação de crianças, há uma grande necessidade de reforma nos parquinhos, uma vez que a condição atual dos brinquedos não é adequada e o risco de que outros  acidentes ocorram ainda é muito alto. “O parque onde ocorreu o acidente foi interditado pela Guarda Municipal, haja vista que vários dos brinquedos estão comprometidos. Então, para que isso não aconteça mais, eu solicito ao Secretário Municipal de Esporte e Lazer que faça uma vistoria em todos os parques da cidade. Muitos deles precisam de manutenções, visto que muitos dos brinquedos são artesanais, já estão velhos e a madeira está avariada”, destacou.

Representação Nº 190/2021
Como forma de fomentar a prática do artesanato, atendendo às populações dos distritos e das localidades, o vereador Zé do Binga (PV) encaminhou à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) o presente requerimento, a fim de que seja verificada a possibilidade de extensão do curso de bordado para estes locais.

Levando em consideração que a maioria dos trabalhadores de Ouro Preto são informais, o artesanato se apresenta como fonte de renda para grande parte da população. Porém, boa parte da juventude não dá continuidade aos ofícios relacionados ao artesanato, ocasionado em uma falta de profissionais que ainda são necessários para realizar diversas funções. “A juventude não está aprendendo o trabalho artesanal, e nós precisamos fazer algo para estimulá-los. Estes são ofícios que garantem a sobrevivência de famílias, por isso eu gostaria que a Faop ajudasse a nossa população, principalmente a juventude dos nossos doze distritos”, ressaltou.

Anterior Tribuna Livre discute situação do trânsito e mobilidade urbana em Ouro Preto