Representantes da Ocupação Chico Rei participam da Tribuna Livre

Câmara Municipal de Ouro Preto - Representantes da Ocupação Chico Rei participam da Tribuna Livre

Nessa terça-feira (12), representantes da Ocupação Chico Rei utilizaram a Tribuna Livre da Câmara de Ouro Preto para falar sobre o início do processo de reintegração de posse das terras ocupadas pelo Movimento.

Wanderley Kuruzu, um dos líderes do Movimento, destacou que todo esse processo está sendo doloroso, não só para as famílias que viviam na Ocupação, mas para toda a cidade. Ele destacou a participação de representantes da Ocupação na Tribuna Livre, ressaltando que é um momento de dar voz a essas pessoas. “A Câmara de Vereadores de Ouro Preto está sempre de portas abertas para a Ocupação Chico Rei. Nós confiamos muito em cada vereador e também no todo desta Casa. Tenho certeza que eles vão nos ajudar a solucionar esse grave problema. Tenho certeza que encontraremos uma solução negociada para essa situação”.

A cuidadora de crianças Eliane Dias da Costa, que vivia na Ocupação Chico Rei, também avaliou a participação na Tribuna Livre. “A gente sente o apoio dos vereadores, ainda mais agora que temos o sentimento de sonho desfeito, um sentimento de derrota”.

O presidente da Câmara, vereador Juliano Ferreira (MDB), pontuou que os desdobramentos da participação de representantes da Ocupação foram positivos. “Houve alguns esclarecimentos, inclusive do processo de reintegração de posse. Contudo, ainda paira a dúvida se realmente o estado queria passar o terreno para a Prefeitura e o Executivo não aceitou. O que se tem informação, inclusive do jurídico da Prefeitura, é que foi o Estado que entrou com esse processo e a Prefeitura foi acionada pelo Ministério Público de Ouro Preto para que o Executivo tomasse atitude no sentido da reintegração de posse”, destacou.

O vereador Geraldo Mendes (PCdoB) ressaltou a forma como os moradores da Ocupação Chico Rei aceitaram a reintegração de posse. “Todos eles, de maneira ordeira, acataram a decisão da justiça. Eles entendem que a resistência tem que ser em outro lugar. É triste porque é uma omissão de anos do poder público. Deixar chegar nessa situação. Se o terreno é do estado por que deixou construir? Essa é a grande questão. A Câmara cumpre seu papel, mas temos pouco a fazer, já que é uma ação do poder executivo. Dentro das nossas limitações procuramos atender as reivindicações dos moradores”, disse.

A advogada da Ocupação Chico Rei, Giovana Galvão, disse que o objetivo de participar da Tribuna Livre foi para fazer um apelo, para que o movimento tenha apoio, principalmente da população. “Avalio que é muito importante que o poder público esteja perto da população nesse momento e que as outras pessoas que não conhecem a ocupação vejam que essas famílias lutam por uma causa justa. Foi dito algumas vezes que a ocupação não tinha legitimidade e a gente viu hoje que não é verdade. E que estamos lutando não só pelo valor financeiro dos imóveis construídos, tem um valor sentimental, que é incalculável”, desabafou.

O presidente da Câmara também explicou que foi formada uma comissão, composta pelos vereadores Geraldo Mendes (PCdoB), Luciano Barbosa (MDB) e Vantuir (SD), para dialogar com o Governo do Estado e tratar dessa questão. “Queremos saber quais seriam as reais formas do governo passar essas terras para o município ou para os ocupantes da Vila Chico Rei. Além disso, fizemos uma indicação para a Prefeitura, para que as famílias em que os salários ultrapassem um pouco o valor que é estipulado para o aluguel social também possam ser atendidas pelo programa. Também fizemos um requerimento para que a Prefeitura informe se há realmente quatro milhões na Caixa Econômica Federal e se esse dinheiro está disponível para sere investidos em moradia, como disseram os representantes da Ocupação Chico Rei”, finalizou.

Assista aqui o documentário produzido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasef) que mostra como era a vida na Ocupação Chico Rei.

Também durante a reunião, João Bosco da Silva, morador do distrito de Santo Antônio do Leite, usou a Tribuna Livre. Ele falou sobre a importância da Praça da Chapada, que fica na localidade. “Vim aqui pedir para que nos ajude a restaurar essa Praça para inibir o uso de drogas e melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores, para que possamos utilizar o local como feira de artesanato. Fiquei satisfeito com o resultado aqui na Câmara, pela acolhida e estou confiante que eles vão nos dar o apoio necessário”, disse.

Na reunião ordinária também foram encaminhados três requerimentos, três indicações e duas representações.

Anterior Câmara de Ouro Preto altera horário para agendamento de identidade