Reunião especial da Câmara mobiliza comunidade de Lavras Novas

Câmara Municipal de Ouro Preto - Reunião especial da Câmara mobiliza comunidade de Lavras Novas

Reunião especial da Câmara mobiliza comunidade de Lavras Novas

Nem a chuva forte e nem a véspera de feriado impediram que a comunidade de Lavras Novas comparecesse em peso à reunião especial da Câmara de Vereadores realizada na noite da quarta-feira dia 1º, na Escola Municipal. Mais de 100 pessoas participaram do evento, que contou com a presença do engenheiro Emerson Schineider, responsável pelo Semae (Sistema Municipal de Água e Esgoto), do presidente do Legislativo, Wanderley Rossi Kuruzu (PT), e do vereador Flávio Andrade (PV). O foco das discussões foi a questão do saneamento básico no distrito.

Conforme Schineider, uma solução definitiva para os problemas relativos ao abastecimento de água e coleta de esgoto no local, assim como nos demais distritos, deve ocorrer a médio e longo prazo. Todavia, já no início do próximo ano, a Prefeitura iniciará medidas que trarão melhoras para a comunidade. Entre as ações, está a instalação da Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA), incluindo o sistema de bombeamento e a casa de química, prevista para janeiro de 2006. O engenheiro informou ainda que já foi iniciado o processo de licitação para a obra de perfuração de um poço artesiano profundo, medida necessária para por em funcionamento o reservatório de água construído na gestão passada.

“Entre fevereiro e março de 2006 devemos começar a fazer a interligação entre a rede de água e o reservatório. Todavia, quem mora no final da rede ainda vai ter problemas com o abastecimento, porque para resolver a questão, só trocando a tubulação”, explicou Schineider. De acordo com ele, a atual tubulação da rede de água nos distritos está fora dos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Cerca de 70% dos canos tem diâmetro entre 20 e 25 milímetros e precisa ser substituído por tubos de no mínimo 50 milímetros de espessura. O valor total da obra é orçado em R$ 1,7 milhão e a Prefeitura tentará captar recursos junto ao Governo Federal. Quanto ao tratamento de esgoto, o projeto está estimado em R$ 200 mil e o processo para contratação de empresa responsável pela execução do serviço será iniciado também no início de 2006.

Outras reivindicações
A reunião em Lavras Novas foi proposta pelo presidente da Câmara, motivada por uma carta enviada à Casa pelo empresário Júlio César Maia Correia, da Associação para o Desenvolvimento do Turismo em Lavras Novas. Conforme Júlio, outras reivindicações colocadas pela comunidade são o asfaltamento da estrada, a eletrificação de ruas e a inclusão da população flutuante no percentual para o orçamento participativo. Todavia, a Cemig, o IBG e a Secretaria de Obras não enviaram representantes para o debate. Wanderley Kuruzu propôs a realização de uma reunião com o diretor de Estradas, Wilson Bressan, que ainda deve ser agendada, e de uma audiência pública da Câmara com a Cemig para discutir problemas relativos ao abastecimento de energia elétrica nos distritos.

Foto: Moradores de Lavras Novas participam de reunião especial da Câmara no distrito

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 07/11/2006

Anterior Ouro Preto vai discutir seu Plano Diretor e Orçamento Participativo