Saneouro continua como principal tema de debate na Câmara Municipal

Câmara Municipal de Ouro Preto - Saneouro continua como principal tema de debate na Câmara MunicipalParalelo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instituída para investigar o contrato de concessão da empresa Saneouro, a prestação de serviços de tratamento de esgoto e abastecimento de água na cidade continua sendo o principal foco de debate durante as Reuniões Ordinárias. Durante a sessão desta quinta-feira (05) foram aprovados diversos documentos encaminhados à empresa e outros envolvidos.

As especificidades do relevo ouro-pretano geram necessidades especiais para a manutenção da infraestrutura urbana, por isso é importante por parte das empresas atuantes no município realizar ações que prezam pela responsabilidade social. Nesse sentido, a Indicação Nº 422/2021, de autoria do vereador Zé do Binga (PV), encaminhada ao Prefeito Municipal, Secretário de Obras e Urbanismo e à Saneouro, solicita a viabilização da elaboração de um projeto para pavimentação asfáltica da rua Manoel Francisco Gomes, limpeza e capina no entorno da caixa d’água e também reforma geral da escadaria que dá acesso a mesma, colocando canaletas e corrimão.

Nesse mesmo sentido, a Representação Nº 267/2021, de autoria do vereador Naércio Ferreira (Republicanos) e encaminhada ao Superintendente Regional da Saneouro, Cléber Salvi, solicita que a empresa efetue a troca do reservatório de lata responsável por abastecer parte da população do bairro Riacho, em Amarantina.

Segundo o vereador, o material utilizado para a sua construção é altamente oxidável, podendo ocasionar danos à saúde dos indivíduos que recebem a água, e, conforme o relato de moradores, o reservatório encontra-se enferrujado, com buracos, e com sujidades em seu interior, prejudicando a qualidade da água distribuída, sendo responsabilidade da Saneouro efetuar a troca, oferecendo uma água potável tratada e de qualidade para os habitantes.

Também foram encaminhadas ao Superintendente Regional as Representações 270/2021 e 271/2021, de autoria dos vereadores Vantuir (PSDB) e Júlio Gori (PSC),  respectivamente. Ambos os documentos solicitam à empresa soluções para problemas relacionados à redes de esgoto, sendo requeridos um estudo para execução de obras de infraestrutura em Cachoeira do Campo, e soluções urgentes para minimizar o problema do mau cheiro proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto em São Bartolomeu.

Já a Representação Nº 272/2021, de autoria do vereador Renato Zoroastro (MDB), solicita à Saneouro informações sobre o abastecimento de água no distrito de Santo Antônio do Salto, diante das recentes reclamações sobre a constante falta d’água.

Anterior Atuação do Consórcio Rota Real e garimpo em Antônio Pereira são discutidos durante Tribuna Livre