Saúde entra em pauta na 47ª Reunião Ordinária

Câmara Municipal de Ouro Preto - Saúde entra em pauta na 47ª Reunião Ordinária

Saúde entra em pauta na 47ª Reunião Ordinária

Durante a 47ª Reunião Ordinária de 2022, realizada nesta terça-feira (09), a questão da saúde entrou em pauta, sendo realizada uma Tribuna Livre, solicitada pela Sra. Eliane de Fátima Hilário, para discutir sobre o atendimento na UPA Dom Orione. Além disso, foram aprovados documentos solicitando iniciativas na área da saúde.

Durante a Tribuna, a senhora Eliane pontuou que a localização da UPA Dom Orione, no bairro Saramenha, prejudica o atendimento à população de Ouro Preto, uma vez que o acesso à Unidade é dificultoso, tendo em vista que o prédio está localizado em frente a rodovia e distante em relação a outros bairros, como Taquaral e Veloso.

Para o vereador Luiz Gonzaga do Morro (PL), presidente da Casa Legislativa, é necessário que a Rota Real promova linhas de ônibus diretas para a UPA e ajude a população que necessita de atendimento a arcar com os custos da passagem. “Nós aprovamos um subsídio para a Rota Real. É preciso que os órgãos públicos cobrem mais, para que a empresa ajude a pagar a passagem e esse custo não recaia no bolso do usuário que necessita de atendimento, além de exigir que tenham mais ônibus, porque realmente, boa parte da população ficou prejudicada”, apontou.

Também durante a Reunião, foram aprovados dois documentos solicitando melhorias para a saúde no município.

A Indicação Nº 287/2022, de autoria do vereador Naércio Ferreira (Republicanos),  encaminhada à Secretaria de Saúde juntamente à Secretaria de Educação, solicita a disponibilização de um programa de acompanhamento oftalmológico e fornecimento de óculos para as crianças da rede pública de ensino no Município de Ouro Preto.

E a Indicação Nº 288/2022, de autoria do vereador Zé do Binga (PV) e encaminhada ao Prefeito Municipal  e ao Secretário de Saúde, solicita que sejam intensificadas ações de saúde coletiva focadas na saúde do homem, tanto no aspecto da prevenção, quanto na busca ativa do combate ao câncer de próstata, bem como na prevenção das  patologias cardiovasculares, diabetes, dentre outras doenças.

Anterior CONVITE- Segunda etapa da 19ª Audiência Pública de 2022