Secretaria apresenta Inventário Turístico na Câmara

André Simões apresenta ações durante a reuniãoA Secretaria Municipal de Cultura e Turismo prestou contas de suas ações em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Ouro Preto, nessa quinta-feira (15). Os dados se referem ao segundo semestre de 2009. Devido à mudança do secretário responsável pela pasta – Gleiser Boroni para Chiquinho de Assis –, a prestação não pôde ser feita anteriormente.

Durante a reunião, foram apresentados os eventos organizados ou apoiados pela pasta, com destaque para Fórum das Letras, Festival de Inverno e de Jazz, que contribuem diretamente para o aumento do fluxo turístico na cidade. Além disso, de acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo, também foram desenvolvidos trabalhos de fomento às manifestações culturais, no sentido da promoção e difusão da cultura local, como apoio a bandas musicais e divulgação do patrimônio material e imaterial do município, por exemplo, os doces de São Bartolomeu.

“O turismo é um elo entre vários setores e atividades do município. A principal ação realizada pela secretaria foi o inventário turístico (InvTur), que nos permite conhecer com maior clareza sobre as opções que o município oferece nesse ramo”, avalia o diretor de Turismo, Tiago Toffolo. O InvTur considera o conjunto de atrativos turísticos, serviços, equipamentos e infraestrutura de apoio ao turismo. Com o inventário, a secretaria constatou que Ouro Preto possui 4.995 leitos (sede e distritos), com 932 pessoas trabalhando somente no setor de hospedagem.

“São quase mil pessoas que trabalham diretamente com o turista no âmbito da hospedagem. Acredito que esse número deve triplicar se envolvermos os outros setores do turismo, como restaurantes, artesanato, guias, funcionários de museus. O turismo é o grande empregador no município de Ouro Preto”, afirma o vereador Flávio Andrade (PV). Ele acredita que, devido à grande importância desse setor para os ouro-pretanos,  é preciso capacitar a mão de obra local a fim de oferecer serviços de mais qualidade aos visitantes.

A prestação foi apresentada pelos diretores de Turismo, Tiago Toffolo, e de Eventos, André Simões. O atual secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, não participou da Audiência Pública por estar em Diamantina, representando o município de Ouro Preto em evento do setor cultural.

Anterior Projeto Ouro Preto Digital volta a ser discutido na Câmara