Secretaria de Educação presta contas aos vereadores

A secretaria de educação apresentou ontem aos vereadores a prestação de contas de suas atividades no primeiro semestre de 2007. A apresentação foi conduzida pela titular da pasta, Crovymara Batalha. De acordo com a secretária estão em andamento várias ações para melhorias no sistema educacional do Município. “Em agosto, por exemplo, serão implantadas no município escolas de formação integral. Uma no CAIC de Cachoeira do Campo, outra em São Bartolomeu”, disse Crovymara Batalha.

A secretária também relatou aos vereadores as medidas adotadas para a reorganização do sistema de transporte escolar de Ouro Preto, que segundo Crovymara Batalha, consome a maior parte dos recursos da educação. “Fizemos o cadastramento de 109 veículos e refizemos as rotas, reduzindo a quilometragem. Essas medidas reduzirão os gastos com o transporte e resultarão numa economia de cerca de R$ 1 milhão”, explicou a secretária. Segundo Crovymara Batalha também estão em curso investimentos para a capacitação de professores e projetos de reformulação de metodologia pedagógica.

Durante a prestação de contas, o presidente da Câmara, vereador Maurílio Zacarias (PMDB) cobrou da secretária a construção de uma escola de ensino fundamental no distrito de Santa Rita. “ “Já fiz uma indicação pedindo a implantação da escola em Santa Rita e a secretária se comprometeu publicamente a trabalhar pela sua construção. O sistema municipal de ensino só possui uma pré-escola em Santa Rita. É preciso que haja também uma escola de ensino fundamental”, afirmou. Maurílio Zacarias também pediu a Crovymara Batalha a reativação de escolas nas localidades de Moreira, Campestre e Maciel. “Sugeri à secretária que a Prefeitura faça uma parceria com alguma entidade para que essas escolas sejam reativadas e mantidas. Elas estão em estado precário de conservação e ainda prestam atendimento médico à população, o que deve continuar a ser feito”,declarou Maurílio Zacarias.

Já o vereador Mateus Nunes (PSB) solicitou a Crovymara Batalha informações sobre a construção de uma nova escola no distrito de Antônio Pereira. A unidade de ensino será implantada numa parceria entre os governos municipal e estadual e deve contar com quadra, 15 salas de aula e ensino integral. De acordo com Mateus Nunes a informação é que o pedido de liberação de verba municipal para a construção da escola já se encontra no Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais. “Também me encontrei com o deputado Wander Borges e marcamos uma visita à Secretaria Estadual de Educação para tentarmos agilizar a liberação dos recursos do estado que financiarão a construção da escola em Antônio Pereira”, adiantou Mateus Nunes.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 13/07/2007

Anterior Câmara aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias