Câmara Municipal de Ouro Preto - Secretário de Saúde de Ouro Preto comparece à Câmara para esclarecer situação da COVID-19 no município

O Secretário Municipal de Saúde, Tuian Cerqueira, esteve presente na 6ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Ouro Preto, na quinta-feira (21), para prestar esclarecimentos sobre a COVID-19 e apresentar as ações de combate a  pandemia que estão sendo realizadas no município.

O vereador Matheus Pacheco (PV), destacou que os questionamentos partem da população e são urgentes. “Esse assunto tem uma gama de informações e geram dúvidas.”, disse

Segundo o secretário, o número de contaminados no município tem aumentado e a situação é que Ouro Preto já vive um colapso, tendo uma demanda muito grande, em especial,  de profissionais de saúde. “O grande problema é com pessoal, faltam técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos.”, explicou.

Sobre insumos e medicamentos no tratamento da doença, Tuian esclareceu que há uma margem disponível, como o bloqueador neuromuscular, no entanto, alguns insumos estão com o estoque baixo.

Em resposta aos questionamentos dos vereadores referente aos recursos, o secretário destacou que não foi realizado o repasse de recursos provenientes da União e do Estado de Minas Gerais para o ano de 2021 para a COVID-19 e o que tem sido utilizado é proveniente do ano passado.

Além disso, ele informou que foram adquiridos 5 mil testes, 1.413 doses da vacina CORONAVAC e já está elaborado o Plano Municipal de Vacinação, que neste momento dá prioridade para os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate e os funcionários da atenção primária.

Sobre a reabertura do comércio, Tuian explicou que Ouro Preto segue o Plano Minas Consciente, amparado por critérios técnicos e próprios, e na avaliação do secretário, o nível de isolamento social poderia ser melhor se a população contribuísse de fato poderia estar melhor se as pessoas acreditassem na doença.”, pontuou

A vinda do secretário é em atendimento ao Requerimento Nº 27/2021, de autoria do vereador Kuruzu, que agradeceu a presença do médico e questionou sobre a importância do isolamento social. “Sabemos que a saúde de Ouro Preto está em boas mãos.”, elogiou.

Testagem na CMOP

Durante a Reunião, houve também a discussão e esclarecimentos sobre a compra de testes de COVID-19 para servidores da Câmara Municipal e a contratação de um profissional técnico em enfermagem para atuar na Casa Legislativa.

De acordo com o Diretor de Compras e Patrimônio da Câmara Municipal de Ouro Preto, Duarte Liberato, os testes foram requisitados pela gestão passada, estão no prazo de validade e têm o objetivo de manter a segurança dos servidores e principalmente a manutenção das atividades.

Duarte esclareceu também que a Câmara aguarda a chegada do técnico em enfermagem para iniciar a testagem. “Estamos na reta final para homologar esse processo.”, disse.

O vereador Sandrinho (Republicanos), destacou a importância de dar segurança aos funcionários, inclusive prevista na legislação brasileira. “Todo empregador é responsável pelos seus funcionários, rege na CLT.”, enfatizou.

Anterior Câmara solicita reabilitação ambiental no lixão municipal