Semae presta contas na Câmara de Vereadores de Ouro Preto

Câmara Municipal de Ouro Preto - Semae presta contas na Câmara de Vereadores de Ouro Preto

No dia 12 de agosto, a Comissão de Finanças Públicas da Câmara de Vereadores de Ouro Preto, em cumprimento a Lei número 513/2009, realizou uma Audiência Pública de prestação de contas do Semae/Ouro Preto. Os dados foram referentes ao ano de 2018 e também de janeiro a junho de 2019.

Thiago Castro, assessor de comunicação da autarquia, explicou que os números de arrecadação mostrados na apresentação demonstram que o Semae, dentro das possibilidades, tenta fazer o melhor trabalho possível. “Temos uma inadimplência muito alta na cidade e isso pesa muito para que a autarquia exerça as atividades de manutenção e de tratamento de água no município. Nós também entendemos que temos nossas falhas e nem todos os atendimentos são feitos, mas é preciso que haja um trabalho de conscientização”.

O vereador Chiquinho de Assis (PV), que presidiu a Audiência, explicou que fará um estudo em relação aos dados apresentados. “Nós sabemos que há um débito de mais de dois milhões de reais com a Cemig. O Semae está passando essa concessão para uma empresa que vai operar agora o serviço, mas quem vai pagar essa conta é o povo de Ouro Preto. Então essa é uma preocupação que nós temos. Hoje se percebe que tem um débito de 13 milhões com o Semae e as pessoas que não pagarem vão para a dívida ativa. O TBO é pequeninho, mas em um momento de crise, ele representa um pacote de arroz”, pontou.

Chiquinho ainda destacou que alguns pontos serão apresentados e debatidos em plenário. “Levantar o total de dívidas com a Cemig e em quantas vezes ela foi parcelada. Suponhamos que seja em mais de 20 parcelas, o próximo prefeito da cidade vai pagar essa dívida, que vira do povo de Ouro Preto. De outra forma vimos um valor muito alto sendo citado, cerca de 850 mil reais em compra de bombas, em um momento que o Semae está passando esse serviço para outra empresa. Já pedi informação e me disseram que é um registro de preço, que não vai gastar isso tudo, mas que tem mecanismos para comprar peças e equipamentos caso seja necessário. Então, temos que fazer nosso papel com firmeza, com clareza, que é fiscalizar e tentar o máximo obter essa informação para defender o direito e o dinheiro do povo de Ouro Preto”, finalizou.

A Audiência Pública pode ser conferida no YouTube ou Facebook da Câmara de Vereadores de Ouro Preto.

Anterior Vereador Juliano Ferreira participa de mesa do Festival de Turismo de Ouro Preto