Sessão solene da Câmara Comemora os 25 anos do título de ‘Ouro Preto Patrimônio Cultural da Humanidade’

No mês em que Ouro Preto comemora 25 anos da concessão do Título de Patrimônio Cultural da Humanidade, a Câmara Municipal realiza uma sessão solene para homenagear a cidade. O evento acontece nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 18 horas, no plenário da Câmara. A cerimônia pretende reunir, além das autoridades municipais, representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), a secretária de Estado da Cultura, Eleonora Santa Rosa, e os prefeitos dos Municípios da Região dos Inconfidentes (Aminc).

O requerimento que pediu a realização da cerimônia é de autoria do presidente da Casa, Wanderley Rossi Kuruzu (PT), que considera o título o reconhecimento da importância de Ouro Preto para a memória da humanidade. “Ainda na década de 1930, Ouro Preto foi a primeira cidade a ser declarada monumento nacional e a ser tombada pelo, então recém-criado, Instituto do Patrimônio Histórico. O título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela Unesco em 2 de setembro de 1980, reforça a importância que Ouro Preto tem, não só para nós, brasileiros, mas para a humanidade como um todo”, avalia o vereador.

No dia 2 de setembro aconteceu, na Casa dos Contos, o lançamento de medalhas cunhadas em ouro, prata e bronze comemorativas dos 25 anos de Ouro Preto Patrimônio Mundial – uma iniciativa da Prefeitura, Gerência Regional do Ministério da Fazenda e Casa da Moeda do Brasil.

Publicado por: Assessoria de Comunicação em 28/09/2005

Anterior Câmara Cine mobiliza alunos da Escola Dom Pedro II