Tribuna Livre: Defesa Social fala sobre Plano Contingência

70ª RO

Tribuna Livre: Defesa Social fala sobre Plano Contingência

Durante a 70ª Reunião Ordinária de 2022, realizada nesta quinta-feira (27), representantes da Secretaria de Defesa Social fizeram uso da Tribuna Livre para falar sobre o Plano de Contingência no período chuvoso.

De acordo com o Secretário de Defesa Social, Juscelino Gonçalves, o Plano de Contingência é um conjunto de recursos cadastrados e contabilizados para que a Prefeitura possa dar a resposta imediata em caso de situações de emergência ou calamidade pública. “A Defesa Civil aciona esses recursos, é um sistema de defesa que é acionado, e a partir daí nós lançamos mão e acionamos esse recurso que está em determinada secretaria ou determinado órgão. Esse Plano de Contingência identifica uma coisa que é importante também que é a capacidade de resposta do Município. Se o evento, a catástrofe  ou calamidade ultrapassar essa capacidade de resposta, imediatamente nós temos aí a condição de acionar o Estado ou até mesmo a União para que essas respostas possam ser dadas de acordo aqui no Município”, explicou.

Segundo o vereador Vantuir (PSDB), autor da solicitação para a Tribuna, é necessário que a população conheça a estrutura que a Defesa Civil possui para trabalhar durante as chuvas. “A gente viu no início deste ano  e no final do ano passado a forte chuva que teve e estamos tentando nos preparar para essa. A gente sabe que não é fácil se preparar pras chuvas porque o grande volume que vem muitas vezes nos pega de surpresa, mas a Defesa Civil tem que estar preparada, a estrutura da Prefeitura como um todo”, destacou.

Anterior 27ª Audiência Pública de 2022 discute tombamento do distrito de Lavras Novas